arrow_backVoltar

The Nano Shoes

Mosquitos matam mosquitos em criação da BBDO

06.04.18

A BBDO Bangkok foi abordada para ajudar a aumentar a conscientização sobre a prevenção de mosquitos nas comunidades economicamente menos favorecidas na capital tailandesa e e em outras cidades do Sudeste Asiático.

Em vez de criar cartazes e panfletos, a agência desenvolveu, juntamente com os clientes SCG Chemicals e Instituto Pasteur, o "Nano Shoes" (veja o vídeo, abaixo), solução na qual os pés dos mosquitos são envolvidos em larvicidas BTI, uma bactéria sintética, que impede a proliferação das larvas. Dessa maneira, quando os mosquitos voam para os criadouros, eles se tornam seus próprios exterminadores.

Normalmente, o BTI é espalhado manualmente onde os mosquitos podem se reproduzir, mas nem sempre é possível encontrar os locais em que os mosquitos se reproduzem.

"Perguntamos a nós mesmos: 'Como podemos colocar esse larvicida BTI nos criadouros sem que tenhamos que fazer isso sozinhos?' A partir deste ponto, as equipes começaram a pensar em redesenhar e aplicar em objetos existentes dentro das comunidades carentes. Mas no final das contas, as soluções que estávamos apresentando ainda não respondiam à questão sobre como poderíamos chegar a todos os criadouros ocultos ou inacessíveis", conta Suthisak Sucharittanonta, presidente e diretor de criação da BBDO Bangkok.

"Então nos perguntamos: 'Quem sabe onde estão esses locais de criação? E uma vez perguntado, a resposta era óbvia: os mosquitos sabem. Então foi aí que encontramos o coração da nossa campanha: usar mosquitos para combater os mosquitos."

A agência usou a nanotecnologia para superar um obstáculo fundamental: o larvicida e os mosquitos têm uma carga positiva, o que significa que se repelem e não se mantêm unidos. A solução, que se tornaria conhecida como "Nano Shoes", devido à maneira como ela fica presa aos pés das pragas, acrescentou uma carga negativa ao redor do larvicida para torná-lo "pegajoso".

A agência e seus clientes estimam que um único mosquito com larvicida "Nano Shoes" pode impedir milhares de larvas de amadurecer - sem afetar outros insetos ou humanos.

Com Adweek.

Ficha Técnica:

Clients: SCG Chemicals, Institut Pasteur
Agency: BBDO Bangkok
Chief Creative Officer: Suthisak Sucharittanonta
Deputy Chief Creative Officer: Anuwat Nitipanont
Creative Director: Peter Oh
Creative Group HeadS: Piyakan Sirichankachorn, Sarita Chanthai
Senior Art Director: Nirun Sommalardpun
Group Account Client Service: Pattama Jianjaroonsri
Producer: Yada Buachan

The Nano Shoes

/