arrow_backVoltar

The Noble Speech

Cientistas mulheres 'voltam à vida' para agradecer Nobel

16.02.22

A Womanity Foundation, instituição internacional que luta pela igualdade entre gêneros, homenageia duas cientistas mulheres que não foram reconhecidas pelo Prêmio Nobel, na campanha “The Noble Speech”, criada pela TBWA\Raad, de Dubai.

Como durante muitos anos as mulheres cientistas tiveram suas conquistas atribuídas aos colegas do sexo masculino, os rostos das cientistas Esther Lederberg e Lise Meitner, que morreram em 2006 e 1968, respectivamente, foram recriados pelo coletivo criativo brasileiro Studio Nuts, especializado em projetos visuais.

Por meio de ferramentas tecnológicas de deepfake, que funcionam com a combinação de várias imagens humanas baseada em técnicas de inteligência artificial, as duas mulheres puderam finalmente fazer seus discursos de agradecimento ao prêmio (assista abaixo).

"No caso das cientistas não havia fotos disponíveis e tivemos que recriar os rostos em 3D. Foram meses desenvolvendo todas as expressões humanas", conta o brasileiro Tico Moraes, sócio do Studio Nuts.

No início da década de 1950, a Dra. Esther Lederberg integrava equipe de cientistas pioneira na genética microbiana. O Prêmio Nobel em 1958 foi concedido apenas ao colega homem de Esther. Já a Dra. Lise Meitner, física austríaca, liderou a equipe que descobriu a fissão nuclear e não foi reconhecida.

Ficha Técnica:

Título: The Noble Speech

Agência: TBWA\RAAD

Anunciante: Womanity Foundation

Produtor: Nelly Chahwan

Diretor Executivo de Criação: Alex Pineda

Diretor de Arte: Hugo Agostinho

Redatora: Maian Alken

Animação 3D: Studio Nuts

Produtora: DeJavu

The Noble Speech

/