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Estereótipos de gênero na publicidade, em criação da Mullen
A Unstereotype Alliance, iniciativa da indústria publicitária em parceria com a ONU (Organização das Nações Unidas), apresenta o filme "The Problem is Not Seeing the Problem" (assista abaixo), criado pela MullenLowe de Londres, que mostra um teste para seleção de casting de atores e busca evidenciar o quanto o preconceito e os estereótipos de gênero continuam vivos na propaganda.
"Estereótipos refletem ideias arraigadas de feminilidade e masculinidade", disse Phumzile Mlambo-Ngcuka, diretora executiva da ONU Mulheres, no lançamento da Unstereotype Alliance, durante o Festival de Cannes em 2017 (leia aqui), com o apoio de empresas como Unilever, AT&T, IPG, Google, Microsoft, WPP, P&G e várias outras.
"Concepções negativas e diminutas de mulheres e meninas são uma das maiores barreiras para a igualdade de gênero, e precisamos abordar e mudar essas imagens, onde quer que elas apareçam. A publicidade é um motor particularmente poderoso para mudar percepções e impactar as normas sociais", defendeu.
O novo filme começa com um ator fazendo um teste para o papel de “papai inútil”, e mistura uma roupa vermelha com lençóis brancos. Outro rapaz, de ascendência indiana, conta que está interpretando um "homem da loja de esquina" (e é encorajado a usar um sotaque indiano pelo diretor, que é branco), enquanto as mulheres são escolhidas como mães, recepcionistas, garçonetes e modelos.
Até a diretora de cena do filme, Joanna Bailey, disse à equipe de criação da MullenLowe que, em um documentário que ela estava dirigindo, uma "celebridade" pensou que ela fosse a "assistente de maquiagem".
Para obter reações genuínas, o vídeo foi construído como uma verdadeira sessão de seleção de elenco e nenhum dos atores participantes tinha conhecimento prévio sobre qual seria o projeto ou a marca envolvida.
Somente no final foi revelado o propósito da peça publicitária, que traz na ficha técnica o brasileiro Alexandre Okada, diretor de criação global da MullenLowe de Londres.
"O núcleo da ideia é que, devido aos anos e anos de clichês e estereótipos, as pessoas estão tão acostumadas a eles que nem os percebem mais. O desafio foi criar uma peça que nos faça parar e pensar, sem ser paternalista. Escolhemos ser verdadeiramente autênticos e criar uma conexão emocional entre os atores e o público", comenta Okada.
Ficha Técnica:
Agency: MullenLowe London, IPG
Jose Miguel Sokoloff | CCO
Alex Okada | Global Creative Director
Jorge Eliecer Pinto & Juan Pablo Maldonado | Creative Team
Helen Bell | Unilever COO
Liann Al-Chami | Global Business Director
Ayesha Walawalkar | Global Planning Director
Marina Damato | Global Account Manager
Maria-Cristina Trepcea | Global account manager
Saffae Bouazza | Global Account Executive
Luke Judlin | Producer
Trudy Waldon | Director of Integrated Production
Rob Hare | Designer
Production Company: Snapper Films
Director: Joanna Bailey
Executive Producer: Helen Hadfield
Line Producer: Rosie Pike
Cinematography: Ben Smithard
Edit: Speade
Editor | Sam Sneade
Edit assistant | Sam Allen
Sound | Wave
Sound Designer | Ed Downham
Ben Tomlin | Head of Integrated Production
Jenn Saunders | Production
Music Agency | SixtyFour Music
Music Supervisor | Joe Rice
Composer | KLANG
Track Title | 'Alliance'
VFX: The Mill
Executive Producer: Colin Oaten
Production Coordinator: Dan Crozier
2D Lead Artist: James Pratt
Colour: The Mill
Colourist: Seamus O'Kane
Colour Producer: Charlie Morris