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Pobreza menstrual, em criação da TBWA
A organização sem fins lucrativos Period está destacando a pobreza menstrual com uma campanha chamada "Period Pieces".
Criada pela TBWA\Chiat\Day de Los Angeles, a comunicação gira em torno da ideia de que a pobreza menstrual é tão antiquada que não deveria existir hoje em dia.
O esforço conta com o filme "The Red Plague" (assista abaixo) no qual um casal em trajes de época tem um encontro em um jardim, onde conversam sobre menstruação usando eufemismos.
Essa semana, a iniciativa encorajou "influenciadoras" a mostrar suas próprias "period pieces" como conteúdo, que postaram monólogos em trajes de época com a hashtag #periodpiecePSAs. Outros criadores estão sendo incentivados a participar.
No Brasil, depois que o presidente Jair Bolsonaro vetou a distribuição de absorventes, uma foto clicada pela fotógrafa Maria Ribeiro, de folhas de jornal aparecendo sob a calcinha de uma jovem como forma de reter a menstruação, foi bastante compartilhada na internet. A imagem faz parte de um ensaio da campanha “Menina Ajuda Menina”, da marca Always, lançada em maio (leia aqui). Maria Ribeiro conversou com o Clubeonline sobre sua reação ao descobrir a foto que fez sendo altamente compartilhada em virtude do veto presidencial (leia aqui).
E as marcas Sempre Livre e Carefree lançaram, como parte do movimento "Deixa Fluir", que tem como principal objetivo naturalizar os fluidos vaginais (leia e assista aqui), a música "Dignidade pra Fluir" (com videoclipe), assinada pela rapper Bárbara Bivolt (leia e veja aqui).