arrow_backVoltar

The Social Swap

Heineken: Jill Scott e Gary Neville expõem machismo no futebol

15.09.23

Jill Scott e Gary Neville, ex-jogadores de futebol da Inglaterra, participam de uma experiência social promovida pela marca de cerveja Heineken.

Chamada “The Social Swap”, a ação aborda o preconceito de gênero quando se trata de mulheres que partilham as suas opiniões e perspectivas sobre futebol nas redes sociais.

Em “The Social Swap”, Jill e Gary mudaram secretamente de contas sociais durante cinco dias para partilharem as suas visões genuínas sobre os jogos, desde a utilização do VAR às rivalidades entre equipas e previsões de jogos. No entanto, a ex-jogadora estava publicando a partir da conta de Gary e ele estava utilizando a conta de Jill.

A conta de Jill atualizada por Gary recebeu cinco vezes mais respostas sexistas em comparação com a de Gary postada por Jill, ao partilhar pontos de vista e comentários semelhantes online.

Assista abaixo ao filme com os atletas que incluem algumas das reações sexistas dos usuários das redes sociais.

Não há dúvida de que as mulheres analistas e jogadoras continuam recebendo muito mais negatividade online do que os homens devido ao preconceito de gênero. Criamos uma couraça, mas não devíamos ter que fazer isso. Esperamos que essa experiência tenha lembrado a todos da necessidade de eliminar o preconceito de gênero do jogo para sempre”, declara Jill.

Ao colocar-me no lugar de Jill e sentir a reação das pessoas, vi em primeira mão o lado mais feio do futebol", lamenta Neville.

A Heineken também usa a inteligência artificial para ajudar a denunciar a toxicidade sexista online e garantir que todos possam partilhar livremente as suas opiniões sem medo de abuso. Em parceria com a Arwen, a marca ofeerece acesso gratuito à ferramenta de moderação online alimentada por IA, que permite aos usuários filtrar a negatividade dos seus feeds de redes sociais ocultando quaisquer comentários indesejados ou ofensivos. Para acessar gratuitamente a ferramenta, clique aqui.

The Social Swap” faz parte da plataforma de patrocínioda Heineken à UEFA, “Cheers To All Fans”, que visa promover a igualdade para todos os torcedores, abordando as questões que os impedem de ter uma experiência "agradável e inclusiva".

Clube de Criação informa que o segundo lote de ingressos para o Festival do Clube está disponível, com desconto imperdível. Os interessados devem adquirir seus ingressos por meio da plataforma Sympla. Ressaltamos que os ingressos são limitados, portanto, recomendamos garantir sua participação o quanto antes, clicando aqui.

The Social Swap

/