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The Town

Festival acelera em SP: Foo Fighters, esfera na cidade, musical

13.01.23

Anunciado em novembro passado e marcado para acontecer em setembro no Autódromo de Interlagos, o The Town começou o ano acelerado. Foram divulgadas três grandes novidades. A mais recente delas é seu primeiro headliner internacional: a banda Foo Fighters, na volta do grupo ao país desde a morte do baterista Taylor Hawkins (que ocorreu dias antes do show que fariam no Lollapalooza Brasil 2022, em março, o que provocou o cancelamento da apresentação).

Organizado pela Rock World, empresa dos criadores do Rock in Rio, o novo festival de São Paulo comunicou na noite desta quinta-feira, 12, que a banda vai tocar no dia 09 . O perfil do Foo Fighters compartilhou a notícia com os fãs em seu perfil no Instagram.

Ludmilla é outra atração que será headliner, com show programado para o dia 07. Tanto ela quanto o Foo Fighters vão se apresentar no principal palco do evento, que já contava com Iza e Criolo no line-up. Os shows também já têm data. Ele será no dia 02 e Iza será no dia 10.

Os anúncios foram feitos na semana em que o RiR celebra 38 anos. Para Roberto Medina, criador e presidente do Rock in Rio e The Town, “o anúncio do primeiro headliner da primeira edição de um novo festival é um momento que fica para a história”.

Em relação à participação de Ludmilla, os organizadores revelaram que a cantora também estará presente no Rock in Rio 2024.

The Town abre suas portas no dia 2 de setembro e segue durante os dias 3, 7, 9 e 10, em uma área de 350 mil m2 do autódromo que será renovada. Vale lembrar que o local é onde acontece o Lollapalooza Brasil. A organização vai montar nesse espaço o que chamou de Cidade da Música. Lá serão erguidos cinco palcos.

Ícone

Para marcar a chegada do The Town em São Paulo – onde acontecem alguns dos maiores eventos musicais do país –, o Rock World inaugurou nesta semana um símbolo do festival: uma esfera no Parque do Ibirapuera. Ela foi instalada em frente ao portão 10 e tem sobre corpo o nome “The Town” com letras grandes e um desenho representando o skyline paulistano.

A esfera, que é a segunda grande novidade do evento, tem iluminação por meio de energia solar. O sistema irá alimentar o letreiro com iluminação de LED (backlight), durante 12h a partir do anoitecer. Em breve, o símbolo do festival irá circular por outros pontos da cidade.

Segundo Ana Deccache, diretora de marketing do Rock in Rio e The Town, a chegada da esfera ao Ibirapuera é mais uma forma de criar conexão entre o festival e o público de São Paulo. “Nossa esfera não só remete à nossa imagem, como é também um objeto de arte”, conta.

Nesta semana, também foi comunicada uma parceria com o Grupo CCR, que garante que os trens que dão acesso ao autódromo funcionem 24h nos dias do evento. “A experiência do público vai muito além do que ele vive dentro da Cidade do Rock e, agora, dentro da Cidade da Música. Endereçamos essa preocupação desde o começo, quando agendamos The Town para acontecer no final de semana ou feriado, de modo a impactar menos o trânsito da cidade. Agora, anunciamos essa parceria inédita que vai permitir que os fãs possam chegar e sair do festival com maior tranquilidade”, declarou Roberta Medina, vice-presidente executiva do The Town e Rock in Rio.

Musical

Na primeira semana do ano, os organizadores revelaram a grande primeira grande novidade de 2023. Eles estão preparando um espetáculo em um domo de 50 metros de diâmetro na Cidade da Música. É o “The Town - O Musical”, uma produção concebida pelo time criativo de The Town, dentro do selo “Originals”. A criação é de Roberto Medina e a direção musical, de Zé Ricardo, que já trabalha com o Rock in Rio. O roteiro e a direção artística do musical é de Charles Möeller.

O espetáculo contará com 30 bailarinos. Na apresentação, o público acompanhará a história de um músico do interior de São Paulo que, ao ver na TV o anúncio de um novo festival, decide fazer as malas e embarcar em uma jornada pessoal, cultural e artística que o leva por diferentes bairros, ruas e cenários da capital, explorando recantos e ritmos que compõem a diversidade cultural paulistana.

"Assim como no Rock in Rio, The Town extrapolará as fronteiras da música, oferecendo diversas experiências imperdíveis para o público. Esperamos que os fãs que assistam ao musical se identifiquem de alguma forma com a história que estamos produzindo", comentou Roberto Medina.

Zé Ricardo, que esteve ao lado de Medina na criação do espetáculo “Uirapuru”, o primeiro Originals que esteve no Rock in Rio (apresentado na última edição do evento), destacou o aspecto multicultural de São Paulo, que estará na essência da obra junto do fato de a cidade ser vibrante e intensa. “Será algo inédito e totalmente inovador, especialmente se estivermos falando em produções de grandes festivais”, afirmou o diretor musical.

Cidade da Música

O espaço onde vai acontecer o festival está com a previsão de receber cerca de 500 mil pessoas em mais de 235 horas de música. A cenografia da Cidade da Música será inspirada em ícones da arquitetura paulistana e irá mostrar diversidade de ritmo e tribos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, está previsto um impacto econômico de R$1.7 bilhão, o maior já visto na capital, além de gerar mais de 19 mil empregos diretos.

Sobre os palcos, o maior deles tem o nome de Skyline. É inspirado nos grandes prédios da capital paulista. É nele que grandes artistas nacionais e internacionais irão representar as quatro atrações do dia.

O palco The One contará com conteúdo exclusivo do festival, com bandas consagradas e novos artistas. Do Rio para São Paulo, o New Dance Order estará dedicado à música de pista (house, techno, trance, bass e trap). Haverá também o São Paulo Square, espaço inspirado na região em que a metrópole foi fundada. Ali se reunirão alguns dos seus principais ícones históricos, como Catedral da Sé, Estação da Luz e Theatro Municipal. No quinto palco, o festival traz os antigos galpões das fábricas. É o Factory, voltado para a cultura urbana com performances de street dance e shows de trap, hip hop e rap.

O evento terá ainda um espaço gastronômico para expressar a diversidade da culinária paulista, o Market Square.

Patrocinadores e ações

O festival também já está bem acelerado em relação ao apoio de marcas. Na lista das marcas que estão com The Town estão Itaú, Seara, Americanas, Vivo (que fecharam acordos por duas edições), Riachuelo e KitKat como patrocinadores oficiais. Rede, Red Bull, Movida, Estácio e Latam entram como apoiadores. E como media partner estão O Estado de S. Paulo, O Globo, Folha de S. Paulo, Eletromidia e Flix.

The Town tem, ainda, a Heineken como patrocinadora master. São parceiros de mídia e transmissão TV Globo, Multishow e Globoplay e rádios 89FM e Rede Mix (Mix FM 102.1, Rio de Janeiro e Mix FM 106.3).

Dentre as ações para divulgar a primeira edição do evento está o lançamento de duas músicas-tema. A primeira tem interpretação de Iza e participação do baterista da banda Sepultura, Eloy Casagrande, mais uma orquestra comandada pelo maestro Eduardo Souto Neto. A segunda, um trap em homenagem à arte e cultura da capital, foi gravada por Criolo em uma colaboração entre Iza e o diretor artístico Zé Ricardo. Um videoclipe também foi produzido e está disponível no YouTube. Outro passo dado pelos organizadores foi criar o perfil do festival nas redes sociais, como o TikTok (@thetownfestival).

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