arrow_backVoltar

The Town 2025

Quebrada, novo palco, traz arte e cultura da periferia

16.04.25

Em sua segunda edição, o festival The Town estreia um espaço exclusivo para a potência artística e cultural das periferias brasileiras. Idealizado há cerca de dois anos, o palco Quebrada terá nomes estrelados da música, talentos em ascensão e expressões que vão da dança ao grafite, passando pela batalha de rima.

A novidade foi apresentada em evento que a Rock World, promotora do The Town e do Rock in Rio, organizou no Instituto Baccarelli, em Heliópolis, bairro periférico da zona Sul de São Paulo. Criada em 1996, a instituição dá aulas de música a 1.600 crianças e jovens e tem quatro orquestras. A principal, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, regida pelo maestro Isaac Karabtchevsky, se apresentará no palco Quebrada no último dia do festival, em 14 de setembro.

Serão três shows por dia no novo espaço, que ficará perto do palco The One, que muda de posição no mapa do The Town (confira imagem mais acima). Nesta edição, portanto, o festival terá cinco, com os dois principais - Skyline e The One – e mais Factory e São Paulo Square, além da nova área.

Entre as atrações musicais confirmadas do Quebrada estão Criolo, MC Hariel, Duquesa, Péricles e Dexter, Tasha & Tracie, Kayblack e Belo, que é embaixador do palco. Além disso, a área terá, durante todos os dias do festival (06 a 14 de setembro), uma batalha de rima coordenada pela Batalha da Aldeia. No The Town, oito MCs vão se apresentar por dia em um octógono.

O palco terá criações de grafiteiros diariamente. E terá uma apresentação de balé exclusiva. O Mete Dança Quebrada, que terá coreografia de Mariana Barros e 30 bailarinos, irá misturar slam, passinho, voguing, grafite, acrobacias e movimentos cênicos para contar a história de Rosa — uma mulher que trabalha numa fábrica, mas sonha em viver da arte. Na coreografia, haverá momentos de parkour, pipa, skate e bike.

O que é talento, o que é favela

CEO da Rock World, Luis Justo destacou que o Quebrada “nasce da energia vibrante de São Paulo”. Para ele, mais do que um espaço que recebe shows, o novo palco é um “território de reconhecimento e visibilidade, carregado de representatividade, para uma cena que sempre foi potência”.

Zé Ricardo, vice-presidente artístico da Rock World, contou que ele foi inspirado no palco Favela, do Rock in Rio. Em suas palavras, os dois espaços “falam de talentos e não são assistencialistas, nem são projeto social”. De acordo com ele, o palco Quebrada é um trabalho de curadoria nas favelas, nas comunidades e nos subúrbios para trazer artistas de todo o Brasil.

A intenção é colocar na cabeça da sociedade quanto dos artistas que amam vieram da quebrada. A gente está dizendo para as pessoas repensarem a visão do que é talento e do que é favela”, disse Zé Ricardo. O maestro Edilson Ventureli, que conduziu a parte musical do evento de lançamento e é CEO do Instituto Baccarelli, emendou: “Favela é potência”.

Embaixadores

Justo pontuou que, a cada edição, a ideia é trazer uma novidade. Assim que terminou o primeiro The Town, em 2023, eles pensaram em novas formas de homenagear São Paulo, propósito do festival. “Já tínhamos o skyline e a zona industrial. Faltava a periferia”, afirmou.

Como estamos fazendo um festival que representa a cidade, a gente tinha de trazer pessoas que representam a cidade”, contou Justo. Assim, Criolo foi nomeado embaixador do The Town logo na primeira edição. Ele oferece seu olhar paulistano para a curadoria de Zé Ricardo.

No caso do palco Quebrada, Belo foi o escolhido. “Ele representa que a periferia não é só escassez. Ele mostra a potência da quebrada, já que é um artista que ganhou o Brasil e o mundo”, comentou Justo. Ele também se apresenta no último dia.

Os headliners se dividem assim: no primeiro dia, MC Hariel. Também sobem ao palco Tasha & Tracie. No dia 07, a principal atração é Black Pantera. No mesmo dia, tem Punho de Mahin com MC Taya. No dia 12, o headliner é Kayblack. Duquesa também canta na data. No penúltimo dia do festival, estarão no Quebrada Péricles com Dexter, seguido por Criolo, que fecha a noite.

Zé Ricardo e Dexter falaram ao Clubeonline em vídeo para as redes sociais. Confira aqui o conteúdo no Instagram.

The Town Card e ingressos gerais

Outros anúncios da Rock World foram sobre o The Town Card, ingresso sem data pré-definida e que se esgotou em quatro horas, e o início das vendas dos ingressos gerais.

Quem adquiriu o The Town Card terá desta quarta-feira, 16, até o dia 26 de maio para escolher o dia que deseja ir ao festival. Após esse prazo, o comprador só poderá selecionar a data conforme a disponibilidade.

Os ingressos gerais do The Town, que acontecerá no Autódromo de Interlagos, começam a ser vendidos no dia 27 de maio a partir do meio-dia. Eles estarão disponíveis na plataforma da Ticketmaster Brasil. Antes disso, a pré-venda exclusiva para clientes Itaú e membros do The Town Club começa em 20 de maio, também ao meio-dia.

No line-up internacional do festival estão nomes como Green Day (headliner), Sex Pistols featuring Frank Carter, Bruce Dickinson, Iggy Pop, Snarky Puppy, Jacob Collier, Jessie J, Katy Perry (headliner), Camila Cabello e Mariah Carey (headliner).

Amazônia Para Sempre

Estrela de um show especial da Rock World, Mariah Carey se apresentará no Amazônia Para Sempre, que acontecerá no Pará no dia 17 de setembro, dois meses antes da COP-30, em Belém. Será montado um palco flutuante temporário no formato de vitória-régia, símbolo amazônico, nas águas do rio Guamá.

Nessa megaestrutura de 88 toneladas, com uma cenografia de 25 metros de diâmetro, Mariah Carey irá cantar em um espetáculo que não será aberto ao público. Antes da artista norte-americana, sobem ao palco as brasileiras Dona Onete, Joelma, Gaby Amarantos e Zaynara, todas estrelas locais.

Em relação a esse evento, que une The Town e Rock in Rio, a Rock World anunciou que haverá um show aberto ao público com Ivete Sangalo, que está no line-up do festival paulistano. Ela estará no dia 20 de setembro, no Mangueirão, estádio da capital paraense.

Clube de Criação 50 Anos

The Town 2025

/