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The Town

O festival, a cidade e as marcas

01.09.23

Após três anos de sonhos, idealizações, projetos e investimentos, o The Town, primeiro festival de música realizado na capital paulista pela Rock World, dona do Rock In Rio, abre suas portas neste sábado, 02. Serão mais de 235 horas de música incluindo os dias 03, 07, 09 e 10. O line-up traz nomes como Foo Fighters, Bruno Mars, Post Malone, Racionais, Criolo, Ludmilla, Joss Stone.

E serão 220 experiências oferecidas por 30 marcas. A maioria irá se espalhar pelo espaço do Autódromo de Interlagos, que foi redefinido, transformando áreas, criando outras e preparando um ambiente que remete ao próprio Rock In Rio.

Além das ativações planejadas para o local, a cidade está cheia de ações dos patrocinadores e da organização, que vem ocorrendo um bom período antes do evento. Esse bombardeio faz com que o nome The Town reverbere por mais tempo entre a população. E, até mesmo o que aparentemente não nada tem a ver com o festival, acaba sendo ligado à nova marca da Rock World.

Recentemente, placas de sinalização para o Autódromo de Interlagos começaram a aparecer em endereços que, pela distância do lugar, nada teriam a ver com a pista de automobilismo. Por que uma placa em Itaquera, por exemplo? Nas redes sociais, logo associaram as sinalizações ao evento.

A Secretaria de Mobilidade e Trânsito e a CET alegaram que se trata de estratégia que visa favorecer o turismo, indicando atrações paulistanas, segundo o UOL. O programa responsável pela instalação prevê colocar 400 placas referentes ao autódromo em 30 vias da cidade. A justificativa é que Interlagos recebe diversos eventos esportivos... e também musicais.

Por falar em Interlagos, para quem estava acostumado aos palcos, aos morros e desnivelamentos do Lollapalooza, a história agora é outra. Em acordo feito com a prefeitura, o autódromo foi reformado, ampliando a área para instalação de palcos. São seis para shows e ainda há um espetáculo musical. Dois deles, o Skyline e The One, ganharam mais terreno a partir desse trabalho, que fez um grande nivelamento, de acordo com reportagem do Valor.

O jornal informa que a prefeitura fez ainda a instalação de 50 km de tubulações para conexões de água e esgoto (o que pôs fim aos banheiros químicos, terror de dez entre dez frequentadores de festivais de música) e bancou a instalação de 100 km de cabeamento e 3,2 mil pontos de energia.

O acordo mostra como a Rock World se envolveu com as instâncias que organizam a cidade de maneira a estabelecer um novo padrão na conexão entre um festival musical e a metrópole. Assim como o Rock In Rio está plenamente vinculado à capital fluminense, o The Town procura replicar essa relação com São Paulo.

Outro exemplo desse empenho está na parceria feita para garantir transporte 24h para o público que for para a Cidade da Música, nome como o espaço que recebe o The Town foi batizado. É a primeira vez que um festival assegura esse funcionamento com toda a rede de metrô e trens de São Paulo.

A partir da 00h00, durante os cinco dias do evento, a estação Autódromo será a única da rede a permanecer aberta para embarque. É de lá que se pode chegar ao festival em cerca de oito minutos de caminhada (cálculo que pode ser alterado se houver multidão). Depois da meia-noite, as demais estações funcionarão apenas para desembarque.

Também foi criada uma linha de ônibus oficial do The Town, com saídas de sete pontos de embarque em diferentes locais, a cada 20 minutos. O desembarque fica a 300 metros do portão de entrada da Cidade da Música.

Impacto e trabalho

A expectativa da organização é que o The Town receba meio milhão de pessoas durante os cinco dias do festival. Pelos cálculos da empresa, o evento terá um efeito econômico poderoso sobre a cidade. Segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, está previsto um impacto de R$ 1,7 bilhão, o maior já visto na capital. Além disso, o estudo estima que serão gerados mais de 19 mil empregos diretos.

O Clubeonline questionou a organização a respeito do cumprimento de leis trabalhistas, um problema que atingiu o Lollapalooza Brasil 2023 na véspera da abertura. Fiscais do Ministério do Trabalho fizeram uma acusação de trabalho análogo à escravidão, em prática de uma empresa terceirizada ocorrida nos dias que antecederam o evento (relembre aqui). Até o fechamento desta matéria, não recebemos retorno sobre as ações feitas para impedir essa grave problema, principalmente entre fornecedores. O texto será atualizado se chegarem as respostas.

O Lolla Brasil 2023 foi o último a cargo da T4F. A partir de 2024, a Rock World passa a responder pelo evento. Será o segundo festival musical a ser organizado pela companhia em São Paulo. A T4F assumiu lugar da Live Nation na realização do Primavera Sound, que acontecerá nos dias 2 e 3 de dezembro também em Interlagos.

Patrocínio e ativações

Em sua primeira edição, o The Town atraiu cerca de 30 marcas. O festival tem um patrocinador master, a Heineken, nove patrocinadores (Itaú, iFood, Porto, Vivo, Riachuelo, KitKat, Seara, Coca-Cola e Volkswagen) e mais de 20 apoiadores. Entre as 220 ativações, algumas vão ocorrer fora da Cidade da Música.

Os apoiadores são Movida, Estácio, Latam, Braskem, Trident, Johnnie Walker, Gerdau, Chilli Beans, Cup Noodles, Via Mobilidade, BeFly Travel, Colgate, Club Social, 3 Corações, McDonald’s, Neoenergia, Sephora e Warner, Hellman’s, Red Bull e Accor. Além disso, TikTok é o parceiro de conteúdo e Spotify é o player de música oficial.

Aliás, para quem não for ao The Town, os canais Multishow (542) e Bis (620) vão transmitir em tempo real os dias de evento. A Claro tv+, hub de conteúdo da empresa, juntando TV e streaming, vai disponibilizar para seus clientes uma transmissão com resolução 4K, a partir do canal 442 para TV ou site e app Claro tv+. A transmissão exclusiva em 4K será realizada para mais de 1 milhão de clientes com Audio Dolby Atmos, tecnologia para áudio 3D que oferece som surround mais imersivo e realista.

Com tantas experiências, o público tem um espetáculo à parte para se divertir no evento. No caso da Heineken, estarão disponíveis oito pontos de ativação no local para transmitir as mensagens da marca, que celebra 150 anos, e os conceitos da plataforma Heineken Green Your City, que reúne os compromissos de cultura e sustentabilidade com o objetivo de pensar o futuro.

A companhia montou uma enorme operação de chope em São Paulo. E será oferecido ainda o chope Lagunitas. Será o primeiro grande evento com chope Heineken e Lagunitas nos grandes bares do evento. Uma novidade do grupo é a oferta de um copo 100% reutilizável. A empresa também realiza a pré-venda de chope por meio do aplicativo do festival. A Heineken está fazendo um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões na montagem dessa operação.

Festivais de música se tornaram espaços de brinquedos para adultos. A Porto traz a montanha-russa e a Vivo comanda o Megadrop. O Itaú é a responsável pela operação da roda-gigante no local. Por sinal, a marca é copatrocinadora do palco The One, ao lado do iFood. Já a Riachuelo é copatrocinadora do palco Factory e a Volkswagen é copatrocinadora da Rota 85.

O evento também conta com produtos feitos para a ocasião ou lançamentos. KitKat traz quatro novos sabores inspirados em drinks. Trident entrega seus chicletes com embalagens personalizadas. E o McDonald’s apresenta o McMelt The Town, sanduíche de cheddar com onion rings, que estará à venda nas lojas do Méqui em todo país.

A Seara promoverá apresentações diárias de chefs como Izabela Dolabela, Gabriel Coelho e Carola Troisgros que vão preparar Bacon Hits Seara Gourmet enquanto DJs como Pedro Barbosa, Scorsi e Viscardi farão sets. O menu Bacon Hits será destaque com novos molhos, “Bacon Hits SP Edition” e “Bacon Hits Street Market”, inspirados em receitas consagradas de São Paulo.

Extrapolando os limites da Cidade da Música, a Accor criou uma suíte totalmente decorada com o tema do festival. A Volkswagen terá uma edição especial do T-Cross. E a Latam preparou um avião todo adesivado com elementos que remetem ao The Town.

Contar com o trabalho de influenciadores também faz parte da estratégia das marcas. A Mynd se juntou à equipe do evento e selecionou um time para fazer a cobertura dos cinco dias de festa. Entre os nomes escolhidos estão: Cleo, Thelminha, Nah Cardoso, Ricardo Alface, Ana Hikari, Raissa Chaddad, Esse Menino, Pepita, Elana Valenária, Carolixas, Day Limms, Gabb, Isa Paoli, Pri Caliari, Amanda Araújo, Jessie Shen, Luciano do Valle, Jessi Alves, Jackson Moura, Malu Camargo, Ananda e Açucena Guirra.

As marcas estão publicando suas ações no The Town pelas redes. Para quem quiser garantir os espaços e as experiências, é importante conferir por meio da mídia social o que cada uma preparou para o público. O Clubeonline publicou diversas ativações e projetos nos últimos dias.

 

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