Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
DDB transforma matérias censuradas em músicas
Com foco no Dia Mundial contra a Censura Cibernética, 12 de março, a DDB Germany e a produtora digital MediaMonks criaram a campanha "The Uncensored Playlist" para a organização Reporters Without Borders Germany.
A ideia é compartilhar notícias por meio de músicas, atingindo a populaçã0 de países onde a mídia é censurada, como China, Egito, Tailândia, Uzbequistão e Vietnã.
Por cinco meses, agência e produtora trabalharam para ajudar jornalistas independentes a transformar notícias relevantes de cada país em músicas.
Viraram músicas, por exemplo, histórias assinadas pelo jornalista chinês exilado Chang Ping, por membros da rede tailandesa para o jornalismo livre Prachatai, por Basma Abdelaziz (do Cairo), por Galima Bukharbaeva (do Uzbequistão), e pelo blogueiro vietnamita Bui Thanh Hieu (The Wind Merchant).
As músicas já estão disponíveis em todo o mundo, incluindo os cinco países em que há censura da mídia, tanto em inglês quanto no idioma local.
Nos países sem liberdade de expressão, "The Uncensored Playlist" traz os nomes dos jornalistas protegidos, em "álbuns neutros”, e usando títulos alternativos de músicas, para o caso das faixas originais serem bloqueadas.
O acesso a pelo menos uma das plataformas de transmissão selecionadas pela iniciativa - Spotify, Deezer ou Apple Music (usando a hashtag #truthfindsaway) - está disponível em cada país.
O site Uncensored Playlist inclui as letras, artigos originais, biografias e vídeos musicais.
"O fato das músicas terem 'invadido' os países afetados, nos faz vencedores. Quebramos a cortina de censura com uma boa ideia e isso deve ser celebrado. Nada disso seria possível sem a coragem dos jornalistas, eles sim devem ser celebrados", comenta Gabriel Mattar, brasileiro e diretor de criação executivo da DDB Berlim.
Ricardo Wolff, também diretor de criação e brasileiro, complementa: "Desde sempre escritores censurados procuraram formas de vazar seus pensamentos. Pelas plataformas de música, os transformando em músicos, é a primeira vez. Que venham outras."
Também estão na ficha técnica do projeto o brasileiro Felipe Cury e a dupla Lucas Mayer (compositor) e Iris Fuzaro (diretora de cena), do projeto Le Tour Du Monde, que documentaram o processo de produção das canções em um filme (aqui)
Ficha Técnica:
The Uncensored Playlist
Agency: DDB GERMANY
CCO: Dennis May
Executive Creative Director: Gabriel Mattar
Creative Director: Ricardo Wolff
Senior Art Director: Felipe Cury
Senior CW: Patrik Lenhart , Jack Christensen
Senior Digital Art Director: Marco Lemcke
Junior Art Director: Evandro Scudeler, Lis Ferreira
Chief Executive DDB Berlin Office: Bianca Dordea
Account: Sarah Bensel
Audio Production Company: DaHouse
Account Manager: Cassiano Derenji
Music Director: Lucas Mayer
Film Director: Iris Fuzaro
Film Production Company: Le Tour Du Monde
Editor: Sascha Gerlach