arrow_backVoltar

The Warning

RSF transforma avisos de cinema em apelo pela liberdade de imprensa

12.02.25

Pouco antes das eleições antecipadas da Alemanha, a ONG Repórteres Sem Fronteiras e a Innocean Berlim apresentam a campanha "The Warning", que pretende alertar o público sobre o que está em jogo neste dia.

A Alemanha passa por uma crise política desde que o chanceler Olaf Scholz perdeu o voto de confiança do Parlamento em dezembro, depois de ter demitido o ministro das Finanças, o que abriu caminho para convocação das eleições antecipadas, que vão acontecer no próximo dia 23.

Neste contexto, a Repórteres Sem Fronteiras pretende enfatizar a importância do voto das pessoas quando se trata de proteger a liberdade de imprensa.

Um filme de 30" durante os trailers em sala de cinemas emula os avisos que costumeiramente são passados ao público antes da sessão começar (veja abaixo). No vídeo, instruções como "não tire fotos" e "não fale" ganham um significado completamente novo quando o seguinte texto aparece: "O que é aceitável no cinema, nunca deve ser aceitável para a imprensa".

O conteúdo termina com um convite para usar o voto para defender a liberdade de imprensa em 23 de fevereiro e a indicação deste site, que traz outras informações.

A campanha visa criar um momento de reflexão entre a audiência sobre a importância fundamental da liberdade de imprensa em uma democracia, e será exibida em mais de 250 cinemas pela Alemanha nas próximas semanas até o dia anterior às eleições. Além disso, contará com anúncios impressos e presença em várias plataformas de mídia social.

Com uma mensagem relevante que transcende fronteiras e ressoa em países que enfrentam circunstâncias políticas semelhantes, o projeto é a segunda colaboração entre Repórteres Sem Fronteiras e a agência criativa Innocean Berlim, depois de “The First Speech” (leia nota anterior e assista aos filmes aqui).

Estamos honrados com essa parceria com a RSF Alemanha para entregar uma mensagem ousada e clara ao público em termos de incerteza política. Assim como fizemos com 'The First Speech', esta campanha serve como um poderoso aviso antes das eleições, convidando os eleitores a terem um diálogo interno consigo mesmos e a se perguntarem a que consequências suas escolhas podem levar", ressalta Ricardo Wolff, diretor executivo de criação da Innocean Berlim.

Na ficha técnica estão os brasileiros Gabriel Mattar (CCO), Ricardo Wolff (ECD) e Maso Heck (head of art), da Innocean Berlim.

Ficha Técnica:

PROJECT NAME: THE WARNING
CLIENT: REPORTERS WITHOUT BORDERS GERMANY
ADVERTISING AGENCY: INNOCEAN BERLIN

Innocean Berlin Team:
CCO: Gabriel Mattar
ECD: Ricardo Wolff
Head of Art: Maso Heck
Senior Designer: Carlos Suarez
Designer: Elise Chastel
Senior Copywriter: Nicolas Holz
Senior Copywriter: Eduardo Muñoz Bozo
Art Director: Konstantinos Alexandrakis
Art Director: Manuel Armenteros Parras
Senior Creative Strategist: Odile Breffa
Account Director: Anna Moskalenko
Head of Production and Business Affairs: Fabian Barz
Creative Producer: Valeria Preisler-Vogel
Advisor: Paulina Gonzalez

Reporter ohne Grenzen Team:
Media and Public Relations Officer: Prisca Martaguet
Head of Communications: Sylvie Ahrens-Urbanek
Executive Director: Anja Osterhaus
Public Relations Officer: Katharina Viktoria Weiss
Public Relations Officer: Maren Pfalzgraf
Head of Fundraising: Daniela Dibelius

Production: Tony Petersen Film / TPF
Music: Dahouse

The Warning

/