Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Apesar de reclamações, ASA decide não investigar comercial
A Advertising Standards Authority (ASA), que regula a publicidade no Reino Unido, decidiu que não abrirá processo formal para investigar o comercial "The Whole Chicken" (leia e assista aqui), apesar de ter recebido quase 500 reclamações sobre o trabalho.
O filme, primeiro criado pela Mother de Londres para a rede de fast food KFC, apresenta uma galinha que se exibe ao som da música "X Gon' Give It To Ya", de DMX.
A ASA confirma que recebeu 480 queixas, muitas das quais reclamando que o comercial trata as aves com "desrespeito", que era "ofensivo" e também "angustiante".
Alguns espectadores também reclamaram de que se trata de "propaganda enganosa", porque, segundo eles, o filme mostra uma galinha "saudável e de aparência mais velha", e esse público acredita que a ave não representa a média de idade, a qualidade e as condições de vida das galinhas usadas pelo KFC no preparo de seus produtos.
A frase "The Whole Chicken" também seria supostamente "enganosa", na visão dos que reclamaram, porque nem todas as partes da galinha são usadas em produtos KFC ou porque são usados ingredientes adicionais.
No entanto, o conselho da ASA decidiu que o anúncio não violou nenhuma regra. Um porta-voz disse: "No geral, embora reconheçamos que alguns espectadores possam achar o filme desagradável, é improvável que cause angústia ou ofensa grave ou generalizada".
Em vez disso, a ASA defendeu que se trata de "uma tentativa de humor" e que "não há imagens explícitas que se referem ao abate de animais". Sobre "The Whole Chicken", o órgão disse que a frase se refere ao fato de o KFC usar 100% de frango em seus produtos e não está relacionada a um uso de cada parte da ave.
Leia anterior sobre o assunto aqui.
Leia a matéria da Campaign na íntegra aqui.