arrow_backVoltar

This Girl Can

Sport England lança banco de imagens gratuito e inclusivo

10.03.21

A campanha "This Girl Can", do Sport England, órgão público do Reino Unido que tem como missão aumentar o número de pessoas praticando atividades físicas, apresenta um banco de imagens "inclusivo", de uso gratuito, com mais de 400 fotografias de mulheres de todas as formas, tamanhos, origens e idades se exercitando.

A ideia é ajudar a mídia a deixar de usar imagens de mulheres magras, perfeitamente maquiadas e não suadas ao ilustrar matérias sobre práticas esportivas.

Segundo pesquisa feita pela equipe da campanha, essas fotos "irreais" impactaram de forma negativa 63% das mulheres. Além disso, das primeiras 100 imagens quando se busca no Google pelo termo "mulheres se exercitando", menos de um terço traz mulheres negras, asiáticas e de minorias étnicas. E 85% das imagens mostram apenas corpos magros e tonificados. Apenas 2% das imagens mostram mulheres suadas, com o rosto vermelho ou visivelmente sem fôlego, e em somente 9% das imagens as mulheres pareciam achar suas atividades um desafio.

"Estamos encorajando a mudança de comportamento, o que pode ser difícil se os equívocos das mulheres forem frequentemente reforçados diariamente pelas imagens que vemos na mídia, na publicidade e no meio digital", pondera Kate Dale, líder da campanha "This Girl Can" no Sport England.

Leia anterior sobre o assunto, aqui.

This Girl Can

/