arrow_backVoltar

TikTok sem CEO

Kevin Mayer deixa companhia 2 meses depois de ter entrado

27.08.20

Quando Kevin Mayer deixou a Disney, onde foi responsável pelo lançamento do Disney+, para assumir o comando do TikTok, em junho, muito se falou sobre o grande passo da plataforma de vídeos nos EUA, um mercado que tem 100 milhões de usuários ativos por mês. O que Mayer não imaginava é que, meses depois, a companhia entraria na mira do presidente Donald Trump.

Nesta quarta-feira, 26, ele anunciou sua renúncia à empresa. Mayer deixou uma mensagem para o time na qual diz que decidiu deixar a ByteDance, dona da operação, depois de Trump ter determinado a venda do aplicativo para alguma corporação americana em 90 dias (leia mais aqui). O Financial Times e o Guardian tiveram acesso ao teor desse e-mail.

Nas últimas semanas, conforme o ambiente político mudou drasticamente, fiz uma reflexão significativa sobre o que as mudanças estruturais corporativas exigirão e o que isso significa para o papel global que havia assumido”, escreveu Mayer, que foi anunciado pelo TikTok como novo CEO em maio (relembre aqui).

Diante desse cenário, e como esperamos chegar a uma resolução em breve, é com o coração pesado que gostaria de informar a todos que decidi deixar a empresa.”

O Financial Times reportou que a mensagem de Mayer diz ainda que ele entende que seu papel na ByteDance, que incluía a administração global do TikTok, seria muito diferente a partir da ação do governo de pressionar pela venda. Qual será a resolução, ainda não dá para saber, já que a empresa processou o governo Trump (leia aqui).

O comando da companhia, por ora, fica com Vanessa Papas, atual gerente geral do TikTok, segundo o Financial Times. Em comunicado, o TikTok agradeceu Mayer por seu tempo, desejando-lhe sorte. “Reconhecemos que a dinâmica política dos últimos meses mudou significativamente o escopo do papel de Kevin no futuro, e respeitamos totalmente sua decisão”.

TikTok sem CEO

/