Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Casseta & Planeta acusado de preconceituoso
Quadro exibido na última semana no programa humorístico "Casseta & Planeta", da TV Globo, foi alvo de críticas por parte de membros da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Rio de Janeiro (RJ), que enviou carta à emissora neste final de semana.
O texto reclamava do personagem "Tinoco, o homem toco", do quadro "Otário Eleitoral".
O personagem é caracterizado como um homem que tem os membros superiores e inferiores amputados. Durante sua "propaganda eleitoral", ele diz: "você me conhece, eu sou o 'Tinoco, o Homem Toco'. Vote em mim que eu não vou meter a mão. E, se eu roubar, não vou conseguir fugir."
A nota, assinada por Margarida Pressburger, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da OAB-RJ, afirmava considerar "profundamente preconceituoso o personagem 'Tinoco, o homem toco'".
Segundo a Comissão, "ser deficiente não é uma escolha ou uma não-qualidade - como ser corrupto ou vigarista. Não é engraçado se aproveitar das dificuldades de quem tão corajosamente as enfrenta".
Neste domingo (21), "Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência", iniciou-se a Semana do Deficiente. A OAB ressaltou ainda que, em período em que "se faz um esforço maior para tentar conscientizar a sociedade para os difíceis problemas enfrentados pelos cidadãos com algum tipo de deficiência", o humorístico faz o inverso.
Com informações do Portal Imprensa, na íntegra aqui.
Comentários
Thiago Aranha Maneschi - Saudades do tempo da TV Pirata... se fosse hoje, aquele clássico não teria nem saído do papel, graças aos advogados defensores da moral e dos bons-costumes. Não é a toa que o nível dos humorísticos na TV Aberta anda tão ruim... não pode nada..
vera landioso - Como fã que sou do pessoal do Casseta acho que posso comentar que particularmente nesse quadro eles exageraram e foram muito infelizes com inadequada a inclusão de um personagem deficiente no quadro que retrata os políticos ridículos que estão por aí... Me senti um pouco violentada nos meus princípios pois sabemos que os deficientes ja lutam contra um preconceito enorme e o descaso do proprio governo quando sabemos que em países de primeiro mundo a união da o amparo que eles precisam e aqui são obrigados a esmolar nos faróis...enfim, não gostei mesmo e acho que tenho o direito de dizer isso...