Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Projeto conta a história por trás das fontes
Disposto a fazer com que seus alunos prestassem mais atenção às aulas, o diretor de arte Romolo Megda, 46 anos, professor de criação na ESPM, teve a ideia de criar um projeto que estivesse no meio preferido por eles, a internet. Assim nasceu o Typezine, um fanzine de tipografia, assunto que já interessava o criativo, que começou sua carreira em uma revista onde tinha de marcar os títulos com letraset (cartelas que tinham letras e outros elementos gráficos decalcáveis). Ele está no Instagram, no Facebook e no Pinterest, além de ter um site próprio.
Neste ano, o Typezine abriu mais uma frente. Desde o dia 1º de janeiro, seu perfil no Instagram conta a história de algumas fontes. É o #OneTypeADayProject. Isso quer dizer que até o dia 31 de dezembro serão postadas 365 fontes.
O Typezine surgiu também porque Romolo estava fazendo uma pós em Educação Superior na ESPM. “Precisava apresentar um projeto. Não queria que fosse algo que se encerrasse com o curso, queria que fosse algo mais perene”, conta ele, que já atuou na Grottera, McCann, Africa e Babel.
Apaixonado por fontes, Romolo diz que desenvolveu um olhar crítico nessa área. Considera, por exemplo, “linda, com personalidade e marcante” a tipografia feita especialmente para a Rio 2016. “O projeto gráfico inteiro da Rio 2016 ficou muito bem feito e executado”, completa.
Quando vê uma fonte, Romolo tenta adivinhar qual é. Pedidos? Apenas uma vez recebeu um. Era alguém interessado em saber mais sobre Avant Garde. Entre as informações que fornece no #OneTypeADayProject estão: designer, data de lançamento, características e um item chamado "como usar." A fonte Source Pro, por exemplo, foi criada pela Adobe e, segundo o Typezine, é "inspirada na clareza e legibilidade das fontes góticas do século XX" (veja mais abaixo algumas fontes que já foram apresentadas).
Para a postagem das fontes, Romolo busca informações principalmente no site Type Foundries. Livros? Ele indica “Pensar com Tipos” (Ellen Lupton) e “Elementos do Estilo Tipográfico” (Robert Bringhurst). Outros sites de consulta são: www.fonts.com, www.linotype.com e www.myfonts.com.