Tipping point

Climatologista destaca como livrar a Amazônia de 'ponto crítico'

31.07.24

O climatologista Carlos Nobre alerta, em sua coluna no Ecoa UOL, que a Floresta Amazônica poderá entrar em colapso daqui a pouco mais de 25 anos.

O cientista aponta para a degradação sofrida pela Amazônia nas últimas cinco décadas, destacando números alarmantes em seu artigo: todos os anos 16 mil km² de floresta são derrubados - com taxa de desmatamento mais alta entre as florestas tropicais do mundo.

"A combinação sinérgica de desflorestamento, degradação induzida pelo fogo e alterações climáticas está causando danos irreversíveis à estrutura física da floresta. Se o desflorestamento continuar nas mesmas taxas das últimas décadas e o aquecimento global exceder significativamente 1,5°C, a floresta ultrapassará seu tipping point, ou ponto crítico, que pode levar mais de 50% da floresta a se transformar em ecossistemas de dossel aberta e altamente degradados. Fui o primeiro cientista a publicar artigos científicos sobre esse risco em 1990 na revista Science e em 1991 no Journal of Climate", escreve o climatologista.

Nobre cita algumas evidências que indicam o quanto a floresta está perto de um "ponto crítico" e faz algumas recomendações sobre como reduzir os riscos de tipping points ecológicos e sociais.

Leia o artigo na íntegra, aqui.

Clubeonline produziu, recentemente, uma série de reportagens, chamada "Emergência Climática", leia aqui: "Clubeonline ouviu as agências sobre o tema", "Pelo amor ou pela dor, o mercado precisa mudar e enfrentar essa crise", “Medir emissões geradas pela atividade publicitária é uma prática?”, "Campanhas e compromissos de agências e marcas" e "Qual o papel do nosso mercado? Salvar o planeta é um desafio de comunicação?".

Tipping point