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Anistia Internacional em campanha antirracista
Nesta sexta-feira (27), quando ocorre a Black Friday, a Anistia Internacional Brasil apresenta a campanha "Toda Friday é Black", com o objetivo de engajar o público em ações de superação do racismo. A criação é da Riohux.
A comunicação pretende promover discussões e ações semanais nas redes sociais, para mobilizar as pessoas contra o racismo, pelo período de um ano, com o apoio de artistas, intelectuais e "influenciadores". A Anistia Internacional realizou projeções nas ruas de São Paulo e do Rio de Janeiro para marcar o lançamento da campanha.
Uma das propostas é transformar todas as sextas-feiras em um dia de discussão e mobilização contra o racismo, durante 12 meses.
Outra prioridade é a aproximação entre as organizações que se dedicam à pauta antirracista e as pessoas que queiram contribuir para que haja justiça racial no Brasil. Dentre as entidades parceiras estão Geledés – Instituto da Mulher Negra, Criola, Olodum, Centro de Estudo e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa) e CONAQ (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais e Quilombolas).
A atriz Juliana Alves narra o vídeo-manifesto da campanha (assista aqui). Na landing page do projeto, é possível baixar um kit com materiais de divulgação para as redes sociais.
"Excluímos o balcão que divide papéis de quem faz e de quem aprova, utilizando a inteligência de cocriação para articular habilidades do cliente e aplicarmos metodologias para, juntos, levarmos projetos ao público ou ao mercado", pondera Mauro Silva, CCO e um dos sócios da Riohux.
Trata-se da maior iniciativa da Anistia Internacional na pauta antirracista desde a campanha "Jovem Negro Vivo", de 2014.
Como parte dos esforços, uma petição irá pressionar as autoridades brasileiras para que seja criado o Comitê de Acompanhamento e Monitoramento das Diretrizes Nacionais sobre Empresas e Direitos Humanos, que está na legislação desde 2018, mas não foi colocado em prática.