Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Unidades de achocolatado alterado serão recolhidas, de novo
Pelo menos seis mil unidades do achocolatado Toddynho começaram a ser recolhidas nesta terça-feira (12) pela Pepsico, fabricante do produto, porque podem ter sofrido alteração de qualidade durante o processo de fabricação.
Não devem ser consumidas unidades do lote GRU L 15, fabricadas no dia 29 de maio e com validade até 29 de novembro.
A decisão der recolher a bebida foi tomada após dois consumidores relatarem alterações no sabor do achocolatado e problemas de saúde após o consumo. A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul recolheu amostras do produto para análises químicas e recomendou que toda a produção desse dia seja recolhida, independentemente do horário de fabricação.
A PepsiCo, fabricante do achocolatado, reconheceu problemas na produção, mas anunciou o recolhimento apenas do lote GRU L 15 51/23:23, fabricado das 23h04 até às 23h46min do dia 29 de maio. As unidades foram repassadas principalmente para pontos de venda da região metropolitana de Porto Alegre.
As investigações se iniciaram há duas semanas, quando uma consumidora procurou as autoridades sanitárias gaúchas relatando lesões na boca após consumir o achocolatado. Um laudo médico confirmou que as lesões foram provocadas por alguma substância exógena, ou seja, que não foi produzida pelo organismo.
Em outubro de 2011, a PepsiCo admitiu que houve falhas no processo produtivo do Toddynho em sua fábrica de Guarulhos (Grande São Paulo). O erro fez com que embalagens da marca contivessem produtos de limpeza em vez de achocolatado, leia aqui.
Leia matéria do jornal O Globo na íntegra aqui.