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Lenovo reforça foco no universo gamer
A Lenovo está com nova embaixadora de marca dentro de sua estratégia para o mercado de games. Nesta quarta-feira, 30, ao celebrar ações realizadas por seu projeto Todo Mundo Joga (TMJ), que fomenta diversidade e inclusão no universo gamer, a fabricante anunciou a apresentadora e comentarista de esports Maah G. Lopez para o posto. Ela passa a ser embaixadora da Lenovo Legion, marca da companhia para o segmento.
Maah participou de duas edições do Todo Mundo Joga, que teve seu lançamento em 2020, com uma iniciativa voltada para mulheres. Em 2018, após ter participado mais intensamente de campeonatos de esports, com patrocínio e outras ações, a Lenovo Legion identificou disparidade nos prêmios de torneios femininos em comparação aos masculinos, assim como casos de assédio durante partidas e menor alcance de criadoras de conteúdo pelo simples fato de serem mulheres.
Assim, dois anos depois, realizou o TMJ Gamer Girls, em que criou ações para que mulheres gamers disseminassem perfis femininos em suas redes por meio de correntes de postagens. Foram feitos debates também, liderados pela apresentadora Camilota XP, que se tornou embaixadora da marca.
A segunda edição do TMJ, em 2021, focou nos perfis PCD de gamers, streamers, aspirantes a jogadores profissionais, comentaristas e outros criadores de conteúdo que viam os jogos como realização profissional. O TMJ PCD identificou poucos perfis ativos, pouco preparo profissional e pouca estrutura para esse público.
A Lenovo Legion convidou oito pessoas (Cadeirante do CS, Diogo Pé, Fabrício SDW, Firmezinha, Machadinho, Murillo Mello, Patricia Cortês e Rafinha) para um curso de criação de conteúdo com Eric Messa, gestor do Núcleo de Mídia Digital da FAAP, com participações de CamilotaXp, Gordox e Fernando Fernandes (atleta paralímpico). Os participantes receberam dispositivos Legion para criarem conteúdos com maior qualidade.
Também em 2021 aconteceu o TMJ LGBTQIA+, terceira fase do projeto. A marca promoveu debates sobre diversidade e inclusão em um podcast, POC de Cultura. Foi quando Maah Lopez entrou para o projeto, como embaixadora dessa etapa em específico, ao lado de Camilota.
Neste ano, foi lançada a quarta edição. O TMJ Black Gamers surgiu para unir inclusão e representatividade e viabilizar um futuro de progresso para a comunidade negra no universo gamer, além de combater o racismo. A fabricante aponta que a Pesquisa Game Brasil 2021 mostra que 50,3% dos gamers são pretos ou pardos e ressalta que essa presença não é refletida no meio profissional.
O TMJ preparou um programa de mentoria intitulado BlackGamers Mentory. Ele foi lançado pela Lenovo em parceria com a Perifacon e Wakanda Streamers e apadrinhado por JinkiWinki e Maah Lopes. Foram quatro aulas com orientação para futuros criadores de conteúdo, streamers e jogadores da comunidade negra.
Além da oficina técnica, as aulas abordaram criação de conteúdo como consciência sobre representatividade e responsabilidade de criadoras e criadores negros com a comunidade. O TMJ Black Gamers concluiu suas atividades no dia 25 de março.
O projeto terá continuidade em 2022 e agora passa por análise para que seja definido o rumo do TMJ neste ano. A intenção é reunir os quatro targets trabalhados nas diferentes fases do Todo Mundo Joga. Maah e Camilota vão ajudar a montar os próximos passos.
Representatividade no cenário gamer
Segundo a nova embaixadora da Lenovo, projetos de diversidade e inclusão como o TMJ são necessários para trazer representatividade ao cenário gamer. “Quem faz parte dos grupos representados pelo projeto da Lenovo sabe o quanto é difícil entrar nesse universo e se manter fazendo o que sonha. Quando você tem apoio e incentivo, isso te motiva a ir além da sua capacidade”, disse Maah.
Para Barbara Toscano, diretora de marketing da Lenovo, incentivar o ingresso de pessoas que pertencem a comunidades pouco representadas nos esports reforça o compromisso com inclusão, um dos pilares da companhia. “A Lenovo, como empresa global que atua em mais de 180 mercados, vê a diversidade e a inclusão como compromisso social e essencial para a inovação. Nos últimos anos temos intensificado nossos esforços de inclusão não apenas no ecossistema gamer, mas também com ações afirmativas e grupos de acolhimento para os funcionários da empresa e o desenvolvimento de tecnologias inteligentes que integram a vida das pessoas”, afirma.