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Top 30 Clubes

Os times + valiosos do futebol brasileiro

23.01.24

A consultoria Sports Value revelou os resultados da quarta edição do estudo anual Valuation Top 30 Clubes do Brasil, apontando os times mais valiosos do país. O trabalho atualiza os números de valuation das agremiações, considerando inflação e câmbio. Os dois primeiros colocados são Flamengo e Palmeiras. Em terceiro, está o Corinthians, que reassume a posição que perdeu em 2022 para o Atlético mineiro.

Em 2023, o valuation em reais dos 30 times somados se manteve igual ao do ano anterior: R$ 33,2 bilhões. Já em dólares, houve aumento de 13%, com o montante chegando a US$ 6,8 bilhões.

Entre os clubes, o Flamengo vale R$ 4,5 bilhões. O Palmeiras, R$ 3,6 bilhões. O Corinthians atingiu R$ 3,1 bilhões. Já o Atlético-MG ficou com R$ 2,9 bilhões. O time mineiro segue o modelo SAF (Sociedade Anônima do Futebol), que passou a ser aplicado no futebol brasileiro em 2021.

O Flamengo cresceu 19% no valuation, impulsionado pela valorização da sua marca e elevação do valor do elenco de jogadores. Se for analisado pelos ativos (sem os atletas), o time cai para o sétimo lugar devido à falta de estádio.

O Palmeiras teve alta de 5% no valuation. O clube teve crescimento importante em ativos pela incorporação de parte do Allianz Parque.

O valuation do Corinthians subiu 3%. Para completar o top 5, o Atlético-MG teve uma queda de 6% em seu valor; e o São Paulo ganhou uma posição, sendo o quinto clube mais valioso, com R$ 2,2 bilhões.

Na análise dos últimos quatro anos, o Red Bull Bragantino foi o que apresentou maior evolução. O time subiu duas posições no ranking entre 2022 e 2023, sendo agora o nono mais valioso: R$ 1,2 bilhão. A alta no valuation foi de 219% desde a primeira edição do estudo.

Nesse sentido, as demais equipes que tiveram melhores resultados nos últimos anos são Atlético-GO (com os atuais R$ 450 milhões e aumento de 179% em seu valor) e Fortaleza (R$ 636 milhões, com um crescimento de 150% entre 2020 e 2023).

Valor de marca

O Sports Value tem uma metodologia própria para avaliar as marcas dos clubes. O relatório demonstra que má gestão, desequilíbrio orçamentário, altas dívidas e falta de transparência minimizam o valor das marcas dos times. Sem falar na falta de projetos alinhados com a agenda ESG. Esse último item será incluído na próxima pesquisa.

Os balanços dos clubes mostraram melhoras nas receitas e as marcas subiram 7%, atingindo pela primeira vez R$ 9,4 bilhões para os Top 30 times. No entanto, na visão da consultoria, as marcas das agremiações estão subaproveitadas. O Sports Value projeta que o potencial é de R$ 17,8 bilhões.

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