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Google apresenta recurso que substitui cookies
O Google está com um novo recurso para a publicidade baseada em interesses dos usuários, em substituição aos cookies. É o Topics, proposta criada a partir dos aprendizados e do feedback dados após testes feitos com outro projeto que tinha a mesma intenção, o FLoC (Federated Learning of Cohorts), que, com a novidade, é abandonado. O Topics faz parte da iniciativa Privacy Sandbox, que tem o objetivo de melhorar a privacidade na web para os usuários, ao mesmo tempo em que fornece a editores, criadores e outros desenvolvedores ferramentas para construir negócios.
Com o Topics, o browser vai gerar várias categorias com base no que a pessoa está procurando mais na internet ou consumindo enquanto percorre a web. Por exemplo: “Fitness” ou “Viagem”. Essas categorias representam os principais interesses por meio do histórico de navegação. O processo acontece inteiramente no dispositivo, sem envolver nenhum servidor externo.
De acordo com o Google, em breve será lançado um teste do recurso para desenvolvedores no Chrome, que inclui controles de usuário. Anunciantes também vão poder experimentar a novidade. O design final dos controles do usuário e outros aspectos técnicos a respeito do funcionamento do Topics serão decididos e aprimorados com base no feedback dos testes.
Um vídeo já foi disponibilizando, explicando o básico do novo recurso (veja abaixo).
O que a companhia esclarece agora é que, quando um usuário visitar um site que utiliza o Topics, as categorias mais relevantes de cada uma das últimas três semanas serão compartilhadas com esse site e seus anunciantes. O objetivo é otimizar campanhas.
O novo recurso permite que os navegadores forneçam transparência e controle significativos sobre esses dados. Para o Chrome, o Google está criando controles que permitem que os itens gerados estejam disponíveis e que o usuário remova aqueles que não gostar ou desative o recurso completamente.
Os temas são cuidadosamente selecionados e não incluirão categorias potencialmente sensíveis, como gênero ou raça. O Google explica que, como o Topics é alimentado pelo navegador, ele oferece controle aprimorado sobre como dados são compartilhados, em comparação com mecanismos de rastreamento como cookies de terceiros. Ao fornecer sites com seus tópicos de interesse, as empresas online têm uma opção que não envolve técnicas de rastreamento encobertas para continuar veiculando anúncios relevantes.
Para saber mais detalhes da proposta do Topics, incluindo outros recursos de design que preservam a privacidade, a companhia fornece um material técnico. Mais informações sobre o novo recurso podem ser encontradas no blog do Google Brasil.