Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Dove e Unicef em projeto pela autoestima dos jovens
Como parte do Projeto Dove Pela Autoestima, que tem o objetivo de contribuir para o aumento da confiança corporal de adolescentes e jovens, a marca lança, em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), um espaço online chamado Topity, que oferece gratuitamente uma experiência que une games e conversas.
Com a meta de alcançar dois milhões de usuários, a plataforma foi desenvolvida pela startup Talk2U e ser acessada via Messenger ou WhatsApp. A proposta é colocar os adolescentes como protagonistas da experiência. A conversa é conduzida por inteligência artificial e é 100% confidencial. O conteúdo foi desenvolvido em parceria com psicólogos e especialistas, com a participação dos próprios jovens, com o intuito de que as orientações contribuam para a melhoria da autoestima e da confiança corporal.
Ao iniciar a conversa, cada participante escolhe por quem quer ser guiado: por Dandara ou Gabriel, personagens interpretados por atores que funcionam como anfitriões durante a jornada. Em seguida, o usuário define quais dos temas quer abordar: Família e Amigos, Redes Sociais e Mídia ou Valorize seu Corpo.
A partir daí, o jovem passará por oito diferentes desafios que se assemelham a fases de videogame, mesclando conversas, tarefas, dicas e orientações.
"Desde 2004, quando criamos o Projeto Dove Pela Autoestima, temos concentrado nossos esforços em ajudar a próxima geração a desenvolver uma relação positiva com sua aparência, melhorar sua confiança corporal e, assim, atingir seu potencial máximo. Sabemos que a faixa etária entre os 13 e 18 anos é um período crucial para formação da autoestima e para sua manutenção ao longo da vida, por isso acreditamos que, quanto antes conseguirmos quebrar padrões de beleza e ajudar as meninas e mulheres na relação com suas aparências, melhor", ressalta Fernanda Gama, gerente da marca Dove no Brasil.
Um estudo piloto conduzido pelo Centro de Pesquisa em Aparência (CAR, em inglês), ligado à University of the West of England, com 1,7 mil jovens de 13 a 18 anos, constatou que quem participou do Topity apresentou maiores índices de autoestima e aceitação do próprio corpo, em comparação com quem não utilizou a ferramenta. Em uma escala de 1 a 7, quem passou pelo Topity deu nota 6 para a melhoria imediata de sua confiança corporal.