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Transição

Google decide não eliminar cookies de terceiros

22.07.24

Nesta segunda-feira, 22, o Google publicou um post em seu blog informando que não irá eliminar cookies de terceiros de seu navegador, o Chrome. Em vez disso, a big tech propõe “uma nova experiência” que permitirá ao público fazer escolhas informadas a respeito da navegação na web. Antes, a companhia planejava descontinuar os cookies de forma gradual até 2025.

O post fala dos feedbacks que o Google recebeu a respeito do Privacy Sandbox, iniciativa desenvolvida para melhorar a privacidade online, mantendo o ecossistema em que a internet é apoiada pela publicidade, conectando empresas e clientes. Parte dessas análises veio de reguladores, como a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido. A big tech também recebeu feedback de desenvolvedores, publishers e representantes da sociedade civil e do mercado de comunicação.

Os primeiros testes indicaram que as APIs do Privacy Sandbox “têm potencial” para alcançar bons resultados. “Ao mesmo tempo, reconhecemos que esta transição exige um trabalho significativo por parte de muitos participantes e terá um impacto nos publishers, nos anunciantes e em todos os envolvidos na publicidade online”, pontuou Anthony Chavez, vice-presidente do Privacy Sandbox, no blog oficial do Google.

A big tech deverá se concentrar em oferecer aos usuários mais controle sobre seus dados de navegação. Isso inclui controles de privacidade adicionais, como proteção de IP no modo de navegação anônima do Chrome.

O fim dos cookies de terceiros é um assunto que vem sendo comentado há anos. Inicialmente, o Google pretendia eliminá-los gradualmente até o fim de 2022. Depois, o prazo foi adiado para o final de 2024; posteriormente, para o início de 2025 devido a vários desafios e feedback das partes interessadas.

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