Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
'Robôs' e eleições: os resultados do estudo da FCB
Em meio à disputa presidencial, em setembro de 2018, a FCB Brasil criou para o site jornalístico Congresso em Foco um sistema de monitoramento, chamado "Trending Botics", para detectar as discussões políticas nas redes sociais alavancadas por "robôs" (leia aqui).
Agora, nesta segunda-feira, 1º de abril, quando se comemora o Dia da Mentira, a agência apresenta os resultados do estudo. Por meio da plataforma online, os eleitores puderam acompanhar, diariamente, os temas políticos mais compartilhados pelos "bots" que se passam por usuários reais e, dessa maneira, descobrirem quais eram os assuntos promovidos artificialmente.
O monitor analisou mais de 130 milhões de tuítes e encontrou que 173 mil "bots" políticos, que dispararam mais de 4,5 milhões de tuítes – 3,1 milhões deles citavam ou faziam referência ao presidente recém-empossado.
"Os números finais do projeto ajudam a dar uma ideia do alcance e do grau de influência deles em um processo eleitoral, seja compartilhando fake news, seja criando um engajamento artificial sobre um determinado tema", avalia Joanna Monteiro, CCO da FCB Brasil. "Esses robôs promovem uma manipulação do debate, representam um risco à democracia", completa.
Confira, no vídeo abaixo, os resultados da iniciativa.
Leia anterior sobre o assunto, aqui.
Ficha Técnica:
Título: Trending Botics
Cliente: Congresso em Foco
Agência: FCB Brasil
Diretora Geral de Criação: Joanna Monteiro
Diretor Executivo de Criação: Fabio Simões
Diretores de Criação: Marco Monteiro e André Pallú
Criação: Antonia Zobaran, André Vervloet, Bruno Castellotti, Leonardo Marçal
Assistente de Arte: Pevê Azevedo, Rafael Reis
Produção gráfica: João Albertini e Daniela Fonseca
Revisão: Miriam Audi, Daiana Selli
RTV: Charles Nobili, Ricardo Magozo, Mariana Carneiro, Murillo Moretti e Pedro Lazzuri.
Diretor de Cena: Rodrigo Resende
Edição: Rodrigo Resende
Tecnologia: Marcelo Arteiro e Emerson Queiroz
Marcas e Negócios: Elton Longhi, Anna Sant'Anna, Rafael Cardoso, Karoline Araujo, Marina Izaac
Gerente de Projetos: Suelen Mariano
Planejamento: Bianca Reame
Produtora de Som: Sonido
Aprovação do cliente: Sylvio Costa, Edson Sardinha