Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Sebastião Salgado, João Carlos Martins e Fernando Meirelles entram em cena
Um telefonema e outro e outro. Em todas as ligações, um convite: trabalhar com Sebastião Salgado, Fernando Meirelles e João Carlos Martins em uma campanha. A cada um deles foi feita essa proposta no início do ano. Reunir o famoso fotógrafo, o diretor já indicado ao Oscar e o maestro especialista em Bach poderia parecer bem difícil, mas a Mitsubishi, que fez o convite para o lançamento da nova Pajero Sport, teve em seu favor o fato de que os três gostariam de se encontrar um dia.
E foi exatamente isso que aconteceu. O trio de lendas, como a campanha marca cada um deles, se encontrou em um dia de fevereiro no estúdio da 02. Juntos, elaboraram a base da ação, ideia desenvolvida pela Ampfy, que apresenta o novo modelo ao mercado brasileiro e reforça o conceito "The Car. The Legend" da linha Pajero.
A campanha “A lenda das lendas” é a narrativa de um encontro que culmina em um comercial de 60 segundos com a trajetória de um fotógrafo da natureza em busca de um felino raro, o leopardus pajero (ou gato-dos-pampas, como são chamados no Brasil). Em preto e branco, o filme terá exibição na TV aberta (em versão de 30 segundos) e na TV paga, além da internet, a partir de 12 de maio.
Antes desse filme, a campanha apresenta quatro vídeos que mostram as três lendas discutindo o trabalho, falando do carro, abordando suas áreas de atuação. No episódio 1, “As lendas”, são apresentados os três personagens e mais a quarta lenda, que é o Pajero. O segundo é dedicado à fotografia, o terceiro, ao cinema e o último, à música. Mas em cada um deles aspectos do carro são abordados. Todos os episódios estarão disponíveis na internet. A comunicação é ampla e envolve mais de 30 formatos de vídeo. "Tem vertical, tem vídeo de cinco segundos, tem trailer de um minuto. A campanha é muito rica em conteúdo. E também o produto vem com muita tecnologia", explicou Guilherme Brum, diretor de atendimento da Ampfy.
A estreia de Sebastião Salgado
Essa foi a primeira vez que Salgado participou de uma campanha publicitária. Meirelles, que já dirigiu diversos comerciais, contou que esta foi sua primeira vez como personagem. “Primeira e última”, emendou o diretor na noite de apresentação da campanha, em evento organizado na quinta-feira 11 pela Mitsubishi em São Paulo. O fotógrafo afirmou que decidiu participar do projeto movido pela curiosidade, além da possibilidade de conhecer pessoalmente o cineasta e o maestro.
Como foi o encontro? “Nem parecia trabalho. Foi tudo informal. Trocamos ideias sobre como seria o comercial”, respondeu Meirelles. O diretor observou que Martins sugeriu um tema de Bach no início. Salgado destacou a cor e o design do carro e, assim, entre uma conversa e outra, as bases foram construídas. Isso é exibido nos quatro episódios que narram o encontro das lendas.
Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi, revelou que, após terem concordado com o projeto, os três passaram a discutir remotamente como poderia ser a campanha. Quinze dias depois do grande encontro, começaram as externas. “Quando a Ampfy apresentou a ideia, misturei frustração e felicidade. A frustração era porque achava que não daria certo esse encontro. Agora, depois dessa campanha, vai ser difícil fazer outro trabalho tão bom”, disse Julianelli. Fora o desejo de se conhecerem, havia ainda o interesse pelos valores da marca, que foram questionados pelos protagonistas. “Fosse um sedã, o Sebastião Salgado não faria o filme. Como ele falou, o off-road faz parte de sua história. De certa forma, todos são off-roads e fizeram sucesso dessa forma”, acrescentou.
Em debate organizado com os três protagonistas no evento da Mitsubishi, que apresentou o carro a clientes e convidados, Martins salientou o papel do trio em levar emoção para a campanha. E ponderou que a carreira dos três se caracteriza pelo binômio arte e criatividade. “A qualidade do artista é apresentar seus sentimentos ao público”. Na apresentação, foi exibida uma versão estendida do filme principal, com dois minutos.
No comercial "A lenda das lendas", que é apresentado como um filme de Meirelles, Salgado e Martins, a natureza é bastante destacada. Esse lado está vinculado à carreira de Salgado. A música dá ritmo intenso às cenas, entremeados com momentos mais calmos. Por sinal, no trailer da campanha os créditos da música aparecem assim: Johann Sebastian Bach, João Carlos Martins e A9 Áudio. Na direção de arte assina Marcelo Reginato, e na edição, Francisco Antunes. A direção de fotografia é de Fernando Bertolucci e Sebastião Salgado. A direção é de Rodrigo Pesavento com Fernando Meirelles.
O CCO da Ampfy, Fred Siqueira, declarou que a campanha celebra a imensa riqueza da criatividade brasileira a favor de uma marca emblemática. “Assim como o carro, nasce uma campanha icônica. Uma campanha clássica e, ao mesmo tempo moderna pela enorme variedade de formatos, para as mais variadas telas”. A comunicação também será veiculada em mídia impressa, em posters e peças para OOH. A agência criou um hotsite que entrará no ar assim que a campanha for lançada. Nele, poderão ser vistos desde o making of até depoimentos e outros conteúdos exclusivos.
Veja o trailer da campanha abaixo.
Lena Castellón
Ficha técnica:
Agência: Ampfy
Cliente: Mitsubishi Motors do Brasil
Campanha: A Lenda das Lendas
CEO: Pedro Cabral
Presidente: André Chueri
CCO: Fred Siqueira
ECD: Alexandre Nego Lee
Diretor de Arte: Caio Tezoto
Redator: Leandro Marchiori
Diretor de Atendimento: Guilherme Brum
Atendimento: Felipe Pagliari e Sidnei Batista
CSO: Gabriel Borges
Planejamento: Yara Rocha e Augusto Leme
Consultora Estratégica: Marcia Neri
Diretor de Mídia: Sergio Brotto
Mídia: Camila Costa, Ivan Castanho, Otavio Enero, Ingrid Oliveira, Barbara Sangiorgi, Nathalia Vieira
Diretor de Data Science: Rodrigo Menezes
Data Science: Ramon da Matta, Vinicius Siqueira, Paulo Lopes e Vitória Gennari
Conteúdo: Ewerton Oliveira e Lucas Villaça
COO: Douglas Bocalão
Operações: Rosana Belchior e Danilo Almeida
Produção: Luiza Pagliarini, Francine Aoki e Aurélio Ribeiro
Produtora do filme: O2 Filmes
Direção: Rodrigo Pesavento (filme produzido por Fernando Meirelles)
Produção Executiva: Rafael Fortes e Flavia Zanini
Direção de fotografia: Fernando Bertolucci
Direção de arte: Marcelo Reginato
Atendimento: Rejane Bicca, Luiz Braga, Ivan Caetano e Raquel Rocha
Montagem: Francisco Antunes
Pós produção/Finalização: O2 Filmes
Produtora de áudio: A9 Áudio
Produtor/Maestro: João Carlos Martins e Equipe A9
Atendimento: Guta Lima e Renata Schincariol
Fotógrafo: Sebastião Salgado
Fotógrafo (teaser): Renato Amoroso
Ilustração e tratamento: Zombie Studio
Aprovação cliente: Fernando Julianelli, Letícia Mesquita e Marcelo Benaci