arrow_backVoltar

Um Só Planeta

Ed. Globo, Globo Condé Nast e CBN lançam projeto com 19 marcas

02.02.21

Editora Globo, Globo Condé Nast e CBN se uniram para lançar o projeto Um Só Planeta, um movimento para promover práticas sustentáveis e enfrentar a crise climática. Desde a segunda-feira (1º), os veículos O Globo, Extra, Valor Econômico, Época, Época Negócios, Galileu, Marie Claire, Quem, Crescer, Casa e Jardim, Globo Rural, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, AutoEsporte, TechTudo, Vogue, Casa Vogue, GQ, Glamour e CBN trarão o melhor do jornalismo sobre o tema mais importante deste século e que demanda a mobilização de todos.

O esforço multiplataforma reúne 19 marcas que irão publicar conteúdo sobre sustentabilidade em jornais, revistas, sites, redes sociais, podcasts e newsletters. Toda a produção do projeto estará reunida em um site, o umsoplaneta.globo.com, É possível também acompanhar o movimento pelas redes sociais (LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter).

Cada publicação abordará o tema sob sua perspectiva, garantindo uma visão ampla e completa de um assunto tão complexo quanto urgente. O novo projeto também terá uma redação própria que irá produzir conteúdos exclusivos sobre o assunto, sob direção de Sandra Boccia, diretora editorial da Editora Globo.

O movimento editorial dará a oportunidade aos leitores de monitorar emergências climáticas, entender as técnicas de empresas para subsidiar decisões de consumo e identificar boas práticas globais que inspirem atitudes transformadoras.

"Esse projeto será marcado pelo jornalismo construtivo, afinado com o século 21, com curadoria impecável, propostas e soluções e audição qualificada. Será o encontro perfeito entre a reputação das nossas marcas e a força da inteligência coletiva aportada pelas empresas parceiras e pelo público. Vamos dar voz ao planeta", diz Sandra.

Um Só Planeta tem a parceria de Ambipar, Braskem, Engie e Natura, que também irão contribuir com matérias próprias para o projeto. Cada marca terá um canal dentro do portal para dividir iniciativas, visões e práticas sustentáveis.

"Nosso propósito é melhorar a vida das pessoas criando soluções sustentáveis da química e do plástico. Por isso, participar do projeto Um Só Planeta é importante para a Braskem. Precisamos enriquecer o debate sobre os rumos que temos de tomar no desenvolvimento sustentável do nosso planeta. Só assim construiremos um mundo melhor", explica Roberto Simões, CEO da Braskem.

A diretora global de sustentabilidade da Natura, Denise Hills, destaca que a questão climática precisa estar no centro das decisões de todos os setores e se tornar um vetor para mudanças estruturais, gerando inovação sustentável e de impacto positivo. "O lançamento do maior movimento editorial brasileiro para enfrentar esse problema global é de grande importância. Sabemos que podemos avançar muito em práticas sustentáveis no Brasil, mas, para isso, é fundamental repensar modelos de negócios e conectá-los de maneira mais estratégica à uma agenda verde."

Além disso, o projeto conta com o apoio da Iniciativa Verde, organização especializada em restauração florestal, e de O Mundo Que Queremos, agência de projetos de comunicação com foco em gerar mudança. As duas empresas ajudarão a Editora Globo no processo de neutralização de carbono das publicações que participam do movimento, uma das iniciativas que compõem o plano de sustentabilidade da companhia, que será divulgado em breve.

Ao final de um ano de projeto, as principais matérias, infográficos e dados de Um Só Planeta serão editados e publicados em um anuário de sustentabilidade, que será veiculado na revista Época Negócios e no jornal Valor Econômico.

Um Só Planeta

/