Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Nike e Corinthians lançam camisas e ações contra o racismo
A Nike e o Corinthians acabam de lançar uniformes do clube para a temporada deste ano e apresentam ações de combate ao racismo, sob o mote "Nossa história é uma página em preto".
Criada pela Wieden+Kennedy São Paulo, a campanha é composta por filme (assista aqui) e outras peças para mídia digital e traz a participação do ex-jogador Wladimir, da cantora e rapper Negra Li, dos atletas do elenco atual Wesley, Raniele, Yasmim e Ju Ferreira, da ex-jogadora Grazi e da estudante Anna Beatriz, a fim de representar o protagonismo negro de diferentes gerações na história do clube.
Como parte da estratrégia, o time e a marca realizaram uma edição especial do evento "Jantar Preto", experiência para profissionais negros da economia criativa, com organização e curadoria da agência KeLe. Em parceria com o Observatório da Discriminação Racial do Futebol (ODRF), Corinthians e Nike prometem oferecer sessões de letramento racial para atletas das categorias de base, profissionais (masculino e feminino) e funcionários. Já está disponível no site da Nike, a cartilha “Combatendo o Racismo no Futebol”, referência para ações com a torcida durante o ano.
Com o intuito de ajudar a aumentar a representatividade negra na gestão do esporte, no próximo dia 15, será lançado um edital, em colaboração com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), contemplando 20 jovens negros com bolsas de estudo integrais para o curso de administração da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), com disciplinas voltadas para o mercado esportivo. Os estudantes receberão auxílio financeiro e apoio psicossocial durante a graduação.
Das 20 bolsas, nove serão destinadas a participantes das iniciativas sociais apoiadas pela Nike em São Paulo, outras nove para jovens vinculados ao CIEE e duas para atletas federados pelo Corinthians. O clube também se compromete a priorizar a contratação desses estudantes em futuros processos seletivos.
Novos uniformes
A nova camisa principal é predominantemente branca e traz detalhes em degradê do branco para o preto nas mangas e na barra da camisa. O segundo uniforme é totalmente preto. A fonte para os nomes e números foi criada por Giulia Fagundes, designer e diretora de arte. A tipografia é inspirada pela cultura da diáspora africana, complementada por uma textura baseada em símbolos Adinkras de origem ganense, "flertando com o afrofuturismo", segundo a marca.
Do lado interno da gola, um emblema com uma mão pintada em preto e branco traz a frase "Tamo Junto e Misturado", para representar o a importância da união de todos no combate ao racismo.
Ficha Técnica:
AGÊNCIA: Wieden+Kennedy São Paulo
TÍTULO: Nossa História é uma Página em Preto
CLIENTE: Nike
PRODUTO|PRODUCT: Home & Away
1ª DATA|DATE AIRED: 02/05/2024
CCO: Rodrigo Jatene
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Humberto Cunha | Alexandre Giampaoli
DIREÇÃO DE ARTE: Thiago Victoriano
REDAÇÃO: Pedro Balle
DESIGN: Djavan Amorim
MANAGING DIRECTOR: Camila Hamoui
ATENDIMENTO: Beatriz Vianna
PLANEJAMENTO: André Troster | Rafael Trevisan | Bruna Carvalho
SOCIAL STRATEGY: José Diniz | Silbia Chabes
HEAD DE PRODUÇÃO INTEGRADA: Patrícia Gaglioni
PRODUCER: Fernanda Moura | Nathalia Trindade
APROVAÇÃO CLIENTE: Livia Pinheiro Yanase |André Ferros | Rafael Russo
PRODUTORA: Kaus
FOTÓGRAFO: Lucas Cordeiro
LIGHT DESIGNER: Edson Luciano
ASSISTENTE DE FOTOGRAFIA: Naelson Castro e Karen Macedo
RETOUCHER: Nicolas Leite
DIRETORES DE CENA: Martina Quezado E Henrique Barretto
DIRETOR CRIATIVO: Del Reginato
DIRETOR DE ARTE DE CENA:
DIRETOR DE FOTOGRAFIA: Martina Quezado
ASSISTENTE DE DIREÇÃO: Larissa Andrade
DIRETOR EXECUTIVO: Thiago Mascarenhas
PRODUTORA EXECUTIVA: Camila Martinez
COORDENADORA DE PRODUÇÃO: Larissa Luisi
ASSISTENTE DE COORDENAÇÃO: Ueslei Santana
PRODUCER: Carol Duarte
ATENDIMENTO DE PÓS PRODUÇÃO: Leticia Almeida
ASSISTENTE DE ATENDIMENTO: Marcelo Augusto
DIRETOR DE PRODUÇÃO: Telma Dos Santos Fonseca La Rubia
PRODUTOR: Michel Moura Luz
STYLIST: Maycon Felix
MAKE: Tuany Carla Dos Santos Oliveira
1ac: Julia Takamori
2ac: Thiago Nacer
Video Ass/Logger: Fernanda Suguimati
Gaffer: Luis Muller
Ass. Elétrica: Tico
Ass. Elétrica: Zuza
Contra-regra: André Castilho Baptista
PÓS PRODUTORA:
FINALIZADORA: Nathalia Deraco
MONTADORA: Nathalia Deraco
COR: Henrique Barretto e Martina Quezado
PRODUTORA DE SOM: MUGSHOT
PRODUÇÃO EXECUTIVA: GILVANA VIANA
PRODUTOR MUSICAL: ARTHUR ABRAMI, BRUNO ZIBORDI, CHICO REGINATO, JOSH EDUARDO E MAURÍCIO HERSZKOWICZ
FINALIZAÇÃO DE ÁUDIO: FERNANDA GALETTI, HENRIQUE OLIVEIRA E LEANDRO RODRIGO