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Una mirada dentro del cerebro del publicitario

John Mescall no El Ojo 2018

01.11.18

A palestra "Uma espiada dentro do cérebro de um publicitário", do australiano John Mescall,  executive creator director global do McCann Worldgroup, fechou o primeiro dia do festival El Ojo de Iberoamerica 2018.

A intenção era dele era destacar as doze características inerentes a um cérebro criativo.

A primeira é a Resiliência. "Para que as ideias avancem, não podemos desistir. Temos que resistir e continuar. Mesmo que 99% tenham sido descartados, resta 1%", ele disse.

O criativo destacou cases  da própria McCann NY, como um de X-Box, "que teve 104 apresentações", o "Universal Love", que só viu a luz do dia 3 anos depois", e o "Field Trip to Mars", que foi rejeitado sete vezes. "Você tem que ser resiliente, porque a publicidade não é divertida, ou sexy. Dói, mas você deve continuar lutando pelas ideias".

Paixão foi o segundo ponto destacado por Mescall. "O cliente permite que você se expresse, mas lhe pede paixão pelo que faz. É assim: o cliente fareja a paixão assim como os cães farejam um bife".

Generosidade e Empatia foram as características destacadas a seguir. "Compartilhar é fundamental. Publicidade é capitalismo, mas criar algo grande é socialismo. Você tem que expor suas ideias e as compartilhar para melhorar o mundo", frisou."E devemos nos dedicar a entender os sentimentos das pessoas, mais do que entender o briefing".

Mescall também falou em Curiosidade e Coragem. "A coragem de se destacar. Ninguém quer parecer um idiota, mas a publicidade é arriscar ser visto como um idiota". Já a curiosidade "em relação ao mundo e ao nosso cliente, é essencial. Conhecer nosso cliente e seu propósito é decisivo", além da Honestidade, que é o sétimo dos pontos.

Ego, Otimismo, Charme e o Inusitado também fazem parte da receita do cérebro publicitário. Para estes últimos quatro pontos, ele disse: "Na publicidade, você não pode eliminar o ego, mas zero para si mesmo e tudo para ideias. Neste negócio, você precisa ser total, estúpido e loucamente otimista. Você tem que ter charme e sedução, mas também ser um pouco engraçado e inesperado”.

O décimo segundo e último ponto é o Mistério. "O mistério de si mesmo. A singularidade de cada um que nos torna únicos".

No final, John distribuiu camisetas com a imagem do cérebro - igual a que ele mesmo usava - para o público presente.

A cobertura do El Ojo 2018 pelo Clubeonline tem o patrocínio da Publicis Brasil. 

Una mirada dentro del cerebro del publicitario

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