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TBWA encoraja público e marcas a postar fotos sem retoques
Como parte da iniciativa global Bodyright, promovida pela TBWA\Nova Zelândia com o objetivo de lutar contra a deturpação do corpo humano, a agência apresenta a campanha "March Unfiltered", na qual encoraja marcas, "influenciadores" e anunciantes de todos os tipos a "inundar seus feeds" essa semana (até 3 de abril) apenas com imagens autênticas, sem filtros e sem retoques.
A TBWA alerta que o uso cada vez mais difundido de filtros demonstrou "exacerbar problemas de saúde mental, imagem corporal e autoestima". Segundo a American Academy of Facial Plastic and Reconstructive Surgery alguns usuários de redes sociais estão passando por procedimentos cosméticos na tentativa de se parecerem mais com seus "eus" online.
O movimento Bodyright foi lançado no ano passado nesse contexto, incentivando pessoas e marcas a se posicionarem. A iniciativa é centrada em um símbolo unicode gratuito como o do "copyright" e a ideia é que ele seja usado nas imagens para comunicar a "prova de autenticidade sem retoques, lembrando os espectadores de como os corpos realmente se parecem".
Além de celebrar os corpos autênticos e não editados, as imagens podem aumentar a conscientização sobre os problemas que envolvem aplicativos de retoque antiéticos.
Com o objetivo de aumentar o envolvimento com a causa, Bodyright está promovendo uma onda de imagens não retocadas durante a semana, usando o símbolo do movimento (Ⓑ) para destacar a autenticidade das fotografias. Entre as marcas que já manifestaram apoio à iniciativa estão Trilogy Skincare, 2degrees e The Warehouse.
"As agências de publicidade vêm retocando imagens há anos e as mídias sociais levaram isso para o próximo nível de uma maneira que afeta negativamente a autoimagem e o senso de autoestima das pessoas", observa Catherine Harris, CEO da TBWA\NZ. "March Unfiltered é para que todos saibam que nenhum corpo está errado e que todos nós merecemos estar confortáveis e felizes em nossa própria pele – esse é o objetivo do movimento Bodyright".
"Os danos que as imagens manipuladas e retocadas de forma antiética estão causando são reais. Os governos estão começando a fazer leis exigindo que 'influenciadores' e marcas rotulem fotos retocadas, mas esses ‘rótulos de aviso’ são apenas uma maneira de desculpar a ação – o dano ainda está ocorrendo. Em vez de rotular o que é falso, a Bodyright procura celebrar o que é real e capacitar as pessoas a terem imagens autênticas e não filtradas de si mesmas", pontua Shane Bradnick, CCO do Grupo da TBWA\NZ.
Ficha Técnica:
TBWA\NZ
CCO: Shane Bradnick
Creative Director: Wiktor Skoog
CEO: Catherine Harris
Head of Design: Mike Davidson
Creative: Poh Leongkok
Junior Creative: Alyssa Yeoman
Junior Creative: Simon Watts
Producer: Jodi Hari
Producer: Tom Colbeck
Business Director: Briar Kensington
Business Director: Ruth Coulson
Eleven PR
Group Business Director: Ian Benet
Business Manager: Helena Nuich
Social: Lydia Campbell-Robinson
Digital Arts Network
General Manager: David Parkinson
Director of Operations: Katie Oliver
Project Manager: Rachel Dinh
Production Company: Good Oil
Director: Josiah Watson
DOP: Jake Munro
Executive Producer: Andrew Mclean
Managing Director: George Mackenzie
Colourist: Matic Prusnick
VFX: Richard Borg
Composition & Sound: Cam Ballentine
Photography: Troy Goodall