arrow_backVoltar

Unfiltered

TBWA encoraja público e marcas a postar fotos sem retoques

31.03.22

Como parte da iniciativa global Bodyright, promovida pela TBWA\Nova Zelândia com o objetivo de lutar contra a deturpação do corpo humano, a agência apresenta a campanha "March Unfiltered", na qual encoraja marcas, "influenciadores" e anunciantes de todos os tipos a "inundar seus feeds" essa semana (até 3 de abril) apenas com imagens autênticas, sem filtros e sem retoques.

A TBWA alerta que o uso cada vez mais difundido de filtros demonstrou "exacerbar problemas de saúde mental, imagem corporal e autoestima". Segundo a American Academy of Facial Plastic and Reconstructive Surgery alguns usuários de redes sociais estão passando por procedimentos cosméticos na tentativa de se parecerem mais com seus "eus" online.

O movimento Bodyright foi lançado no ano passado nesse contexto, incentivando pessoas e marcas a se posicionarem. A iniciativa é centrada em um símbolo unicode gratuito como o do "copyright" e a ideia é que ele seja usado nas imagens para comunicar a "prova de autenticidade sem retoques, lembrando os espectadores de como os corpos realmente se parecem".

Além de celebrar os corpos autênticos e não editados, as imagens podem aumentar a conscientização sobre os problemas que envolvem aplicativos de retoque antiéticos.

Com o objetivo de aumentar o envolvimento com a causa, Bodyright está promovendo uma onda de imagens não retocadas durante a semana, usando o símbolo do movimento (Ⓑ) para destacar a autenticidade das fotografias. Entre as marcas que já manifestaram apoio à iniciativa estão Trilogy Skincare, 2degrees e The Warehouse.

"As agências de publicidade vêm retocando imagens há anos e as mídias sociais levaram isso para o próximo nível de uma maneira que afeta negativamente a autoimagem e o senso de autoestima das pessoas", observa Catherine Harris, CEO da TBWA\NZ. "March Unfiltered é para que todos saibam que nenhum corpo está errado e que todos nós merecemos estar confortáveis ​​e felizes em nossa própria pele – esse é o objetivo do movimento Bodyright".

"Os danos que as imagens manipuladas e retocadas de forma antiética estão causando são reais. Os governos estão começando a fazer leis exigindo que 'influenciadores' e marcas rotulem fotos retocadas, mas esses ‘rótulos de aviso’ são apenas uma maneira de desculpar a ação – o dano ainda está ocorrendo. Em vez de rotular o que é falso, a Bodyright procura celebrar o que é real e capacitar as pessoas a terem imagens autênticas e não filtradas de si mesmas", pontua Shane Bradnick, CCO do Grupo da TBWA\NZ.

Ficha Técnica:

TBWA\NZ

CCO: Shane Bradnick

Creative Director: Wiktor Skoog

CEO: Catherine Harris

Head of Design: Mike Davidson

Creative: Poh Leongkok

Junior Creative: Alyssa Yeoman

Junior Creative: Simon Watts

Producer: Jodi Hari

Producer: Tom Colbeck

Business Director: Briar Kensington

Business Director: Ruth Coulson

Eleven PR

Group Business Director: Ian Benet

Business Manager: Helena Nuich

Social: Lydia Campbell-Robinson

Digital Arts Network

General Manager: David Parkinson

Director of Operations: Katie Oliver

Project Manager: Rachel Dinh

Production Company: Good Oil

Director: Josiah Watson

DOP: Jake Munro

Executive Producer: Andrew Mclean

Managing Director: George Mackenzie

Colourist: Matic Prusnick

VFX: Richard Borg

Composition & Sound: Cam Ballentine

Photography: Troy Goodall

Unfiltered

/