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Empresa quer banir o termo ‘normal’ de campanhas
A gigante Unilever só poderia mesmo ter um plano complexo e ousado na área de sustentabilidade, saúde e direitos sociais. Dez anos depois do Unilever Sustainable Living Plan (USLP), a companhia revisou seus objetivos, acrescentou metas, investiu mais em pesquisa e inovação e incluiu outras causas para desenvolver um programa ainda mais robusto nesse campo.
Em apresentação global feita nesta terça-feira, 09, a corporação trouxe metas e novidades do programa The Unilever Compass, lançado no ano passado em substituição ao USLP. O posicionamento contempla três macro áreas de ação: impulsionar o propósito e encorajar mudanças de comportamento por meio de um maior esforço de suas marcas; incorporar ainda mais a sustentabilidade em cada parte do negócio; e ser mais ativa no sentido de trazer mais pessoas para o movimento.
Com isso, a Unilever considera que, além de buscar uma vida melhor para o planeta – do ponto de vista ambiental, climático, social e de saúde e bem-estar –, irá proporcionar maior valor para a companhia, beneficiando todos os stakeholders. Com o novo plano, a corporação tem a ambição de ser a líder global em negócio sustentável, orientando a Unilever para o futuro e estabelecendo boas perspectivas financeiras.
Uma das novidades foi o lançamento do movimento global Beleza Positiva, estratégia para a categoria de beleza, higiene e cuidados pessoais. Ele visa promover mudanças que beneficiam tanto os indivíduos quanto o planeta.
Entre as medidas está a retirada da palavra “normal” de embalagens e campanhas de produtos de beleza e cuidados pessoais. A Unilever também se compromete a não fazer alterações digitais no tamanho, no formato e na proporção do corpo, e nem na cor da pele das pessoas que aparecem em peças publicitárias.
A companhia anunciou que vai trabalhar para aumentar cada vez mais a diversidade na propaganda de suas marcas. A Unilever foi uma das primeiras signatárias da Aliança sem Estereótipo da ONU, em 2017, e a apoiar a regionalização do movimento na América Latina, começando pelo Brasil.
Ainda nesse campo, que impacta mais diretamente o indivíduo, o Unilever Compass estabelece como objetivos: atuar pelo fim da discriminação na beleza e defender a inclusão, construindo um portfólio mais inclusivo; impulsionar a equidade de gênero por meio de programas conduzidos pelas marcas e trabalhar por uma publicidade livre de estereótipos (#unstereotyping) e melhorar a saúde e bem-estar por meio de iniciativas educacionais já existentes sobre lavagem de mãos e higiene bucal, expandindo para a saúde física e bem-estar mental.
Outra medida ligada à divisão de beleza e cuidados pessoais é apoiar a proibição global de testes em animais até 2023. A proposta é atuar em conjunto com órgãos legisladores, organizações de proteção animal e outras empresas com metas semelhantes. A Unilever tem 23 marcas dentro dessa área que já estão aprovadas pela PETA.
Também está nas propostas da divisão a colaboração com projetos de proteção e regeneração de 1,5 milhão de hectares de terras, florestas e oceanos até 2030. A área é maior do que a necessária para o cultivo de ingredientes renováveis utilizados nos produtos de beleza e cuidados pessoais.
Estratégias, metas, canais
Na apresentação, foram abordadas estratégias que perpassavam as divisões da companhia. Assim como a área de beleza e cuidados pessoas tem estabelecidos alguns objetivos, outras como higiene e alimentos contam com metas futuras.
De modo geral, a Unilever pretende com seu programa melhorar a saúde do planeta; melhorar a saúde das populações, atuando também pelo estado emocional e pela autoconfiança; colaborar para um mundo mais justo e inclusivo (o que envolve ainda discutir o futuro do trabalho); e contar com a ciência e a tecnologia para atingir essas metas.
Como parte do Unilever Compass está também acelerar o desenvolvimento do e-commerce omnichannel e estabelecer uma plataforma B2B mais digital. Um dos focos é apoiar pequenos negócios.
Plástico e carbono
Dentre as medidas para melhorar a saúde do planeta está em diminuir o uso de plástico. Uma das metas é ter 25% da produção feita com material reciclado até 2025. A Unilever estabeleceu três propostas em relação ao plástico: “less plastic”, “better plastic” e “no plastic”.
Na formulação de seus produtos de limpeza está a redução do carbono. Em setembro foi lançado o programa “Clean Future”, que pretende diminuir os componentes que elevam a pegada de carbono no meio ambiente. Uma das formas de cumprir essa meta é o investimento em pesquisa.
Uma parte importante do “Clean Future” está no chamado “Carbon Rainbow”, que utiliza fontes diversas para gerar carbono, e não as fósseis. Plantas produzem o carbono verde. Algas, o azul. O carbono recuperado de materiais residuais gera o cinza.
Alimentos
Na divisão de alimentos, os planos da Unilever vão da redução de açúcar e sal em produtos de suas marcas (como fez Knorr) até o investimento de itens feitos à base de plantas, como os alimentos substitutos de carnes. Uma das metas é ter 70% do portfólio correspondendo aos padrões nutricionais estabelecidos pela OMS até 2022.