Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Porta: crescimento com a área de estúdios e de branded em 2023
Dez anos depois de ter surgido no mercado, o Porta dos Fundos prepara a empresa para crescer “em todas suas frentes”, mas duas áreas chamam atenção: o estúdio e o setor destinado a branded content. Essa é a aposta de Rafael Fortes, vice-presidente de produção e conteúdo, um dos participantes de painel sobre a evolução da empresa no Unlock CCXP.
Fortes disse que o Porta atua com duas verticais: uma é dedicada ao canal no YouTube e ao “mundo digital”, mais o Porta dos Outros (focado nos projetos com marcas) e os podcasts. A outra é o estúdio, que responde pelos filmes e outros programas.
Em 2023, será lançado o podcasts o Porta Afora (projeto de Fábio Porchat sobre viagens) e mais um "para meninas". No ano que vem, será filmado “Peçanha 2” e a segunda temporada da série “Harina”, sucesso no México, onde o Porta montou uma operação que segue a proposta do grupo, o Backdoor. Também estão previstos o lançamento de produtos com a marca do Porta e até mesmo uma animação – a estreia do formato se deu em 2021 com o especial de Natal “Te Prego na Saída” (reveja o que publicamos a respeito aqui).
Em relação ao conteúdo criado para marcas, Fortes também projeta aumento de receitas, embora não estabeleça cifras. “Temos um branded bastante inovador”, afirmou. Um exemplo é o case Escape Room Onix, criado para a Chevrolet. Foram desenvolvidos três episódios dentro de um Onix, com parte do elenco. O conteúdo foi exibido neste ano no Instagram da montadora (reveja aqui).
Terror de Natal
No painel, que contou ainda com Gustavo Martins, editor-chefe do Porta, Bianca Goulart, gerente comercial, e dois dos fundadores, Antonio Tabet e Ian SBF, foram apresentadas algumas imagens do especial de Natal deste ano. O longa “O Espírito de Natal” não terá Jesus no roteiro, o que foi contado em um sketch recente, “Jesus desempregado” (leia aqui). Trata-se de um filme de terror envolvendo o Papai Noel.
O trailer do novo especial, que estreará no Paramount+ no dia 21, será divulgado, em primeira mão, no domingo, 04, no palco principal da CCXP, o Thunder by Cinemark. Tabet, Porchat e os atores Evelyn Castro e João Pimenta vão falar dessa e de outras produções do Porta.
Ian destacou o apetite da empresa de investir em frentes variadas. “A gente faz filme, série, peça de teatro, publicidade. Temos mil coisas sendo criadas”. O Porta marca presença em diferentes plataformas, não fechando exclusividade com nenhuma delas. Uma das investidas mais recentes foi no Kwai, com suas novelinhas de perfil super dramático.
Tabet falou também da internacionalização. Além do México, desde fevereiro passado, os roteiros do Porta foram parar na Polônia. No caso, foi feito um contrato com a operação local do Comedy Central, em modelo distinto do que o Porta tem no Backdoor mexicano. Por sinal, o vídeo mais visto de todos os que levam a assinatura do Porta dos Fundos é um sketch mexicano, adaptação de um roteiro com o personagem Peçanha. Trata-se de “Harina” (farinha, em português), com a versão mexicana de Peçanha, o Teniente. O vídeo tem mais de 66 milhões de visualizações.
O próximo passo do grupo é atingir o mercado de língua inglesa. Como observou Tabet, surgiram mil oportunidades, mas é preciso definir o modelo de atuação e o local onde o Porta abriria o negócio (consultoria como no México ou franquia como na Polônia ou outra alternativa?), podendo ser da Nova Zelândia ao Canadá, porém atingindo todos os países que falam inglês. “O mundo está pequeno”, brincou Fortes.