arrow_backVoltar

Geek Power 2023

Barbie, Taylor Swift e a Bíblia entre os melhores do ano

28.11.23

O Unlock, evento que antecede a CCXP, discutindo negócios, indústria criativa e empreendedorismo, apresentou nesta terça-feira, 28, em seu primeiro dia, os resultados da pesquisa anual Geek Power, que faz um mapeamento dos fãs de cultura pop e apresenta dados que podem nortear as estratégias das marcas interessadas em se conectar com esse público. Esta edição do estudo, a 11ª, foi realizada pela Omelete Company, uma das sócias da CCXP, com a consultoria GoGamers.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 30 de outubro, com 11.315 participantes que representam a população brasileira, com base no mais recente censo do IBGE. É o maior de todos os estudos da série. “Sempre trazemos descobertas novas de um mercado que era visto como nicho. O aprendizado, ao longo destes anos, é que todo mundo é geek”, disse Otávio Juliato, CCO da Omelete Company.

A explicação está na paixão do brasileiro pelos pilares da cultura pop: filmes, séries, música, games, animes e mangás, HQs e livros. E também está no consumo atrelado a esses setores. Dos dez filmes mais assistidos da história, oito são de super-heróis ou de ficção científica. Eles superam US$ 17 bilhões em bilheteria.

Outro segmento que mostra o tamanho do público geek é o de pessoas que disputam algum jogo eletrônico. Há 3,3 bilhões de gamers no mundo.

O estudo identificou por qual dos universos da cultura pop o brasileiro é mais apaixonado. A resposta: filmes, com 42,5% das respostas. Em seguida, estão séries (18,6%) e música (11,6%). Animes e mangas (7,8%) superam por pouco os games (7,5%). Livros (6,1%) e HQs (4,7%) ficaram no final.

Quando esses índices são transportados para os dados do IBGE, então, temos 171 milhões de brasileiros loucos por filmes. Ou 85,5% da população. No caso das séries, são 147 milhões de pessoas ligadas nessas histórias.

Raio X

De acordo com o Geek Power 2023, 72,4% das pessoas que consomem cultura pop se encontram nas classes B e C; 55% têm entre 22 e 39 anos e 52% têm curso superior completo ou pós. Desse público, 51,8% são homens e 53,3% se identificam como brancos. A grande maioria é heterossexual, porém 20% dos geeks declaram ter outra orientação sexual. E 43,6% afirmam estar solteiros.

Há particularidades que merecem destaques: os jovens entre 16 e 21 anos têm preferência maior por animes e mangás, enquanto o público que mais compra quadrinhos é o acima de 40 anos. Mulheres são mais afeitas a séries, livros e música. E os homens, a filmes e games.

O estudo estabeleceu três tipos de geeks, com base no comportamento: genius, misfit e chic. No primeiro caso, estão os que buscam conhecimento, pesquisam informações. No segundo, estão os “deslocados”. Mauro Berimbau, professor, pesquisador e consultor da GoGamers, explicou que se enquadram nesse tipo as pessoas que não foram populares na escola – e que não queriam ser os populares da escola. Já o chic é o que consome produtos e têm um apreço popular em adquirir itens como camisetas e colecionáveis.

Entre esses perfis, algumas características demonstram como as marcas podem se conectar ao público geek. Os “geniais” levam a diversão tão a sério quanto o trabalho (61,4% das respostas) e se consideram criativos e originais (64,5%). Deles, 43,8% acreditam que geeks são pessoas de grande sucesso financeiro. Além disso, 52,8% investem em aplicações financeiras.

Algumas marcas dos “deslocados” ou “desajustados”: 31,2% só têm amigos pela internet, 34,2% são solitários e não têm habilidades sociais e 33,6% são sedentários. Esses dados, segundo Berimbau, contestam a percepção de que a maioria dos nerds vive isolada do mundo. “Olhando pelas respostas, um terço não tem habilidade social. Não é a maioria”. Outro dado sugere que os índices podem recuar. Do total das respostas desse perfil, 53% praticam musculação. Curiosamente, entre as pessoas que se identificam como otakus (apreciadores da cultura pop japonesa), o percentual sobe para 83%. É uma influência do personagem Goku, de Dragon Ball, brincaram os apresentadores do estudo.

Já entre os chiques, 58,2% dizem amar comprar roupas de seus personagens favoritos e 50,7% relatam ser bem aceitos quando mostram que são geeks. Para Carlos Silva, CEO da GoGamers, esses dados se referem ao estilo de vida. Outro ponto é que no passado eles podiam até ser vistos com preconceito, mas os estereótipos estão caindo. Os geeks demonstram orgulho de serem como são.

Os melhores do ano

O Geek Power 2023 checou a preferência dos fãs de cultura pop em todos os universos da pesquisa. No quesito “filmes”, os títulos de ação estão disparados na frente, com 70% das respostas. Na sequência, estão sci-fi (43%) e comédia (40%), entre outras respostas. O lugar favorito para ver filmes é em casa (99,6%). A experiência do cinema, no entanto, é bem apreciada, com 85,6% das menções.

Perguntados sobre o melhor filme do ano, o primeiro lugar coube a “Barbie”, com 18% das respostas. É o maior índice dentre todas as áreas que compreendem o estudo. A pesquisa não apresentou alternativas e coletou todas as respostas dos participantes, que variaram bastante em todos os campos.

O top 5 ficou assim:
1. Barbie – 18%
2. Homem-Aranha: através do aranhaverso – 11,5%
3. Oppenheimer – 10,1%
4. Guardiões da Galáxia: Volume 3 – 8,6%
5. John Wick 4: Baba Yaga – 3,0%

Na parte de séries, as preferências se assemelham ao dos filmes. Os streamings mais assistidos por esse público são: Netflix, Prime Video, HBO Max, Disney+ e Globoplay.

O top 5 das séries:
1. The Last of Us – 11,1%
2. Ahsoka – 6%
3. One Piece – 5,5%
4. Loki – 5,4%
5. The Bear 4,4%

Em relação à área de música, o gênero preferido é rock (70%), seguido de pop (65%), sertanejo (61%), MPB (51%) e gospel (48%). Segundo o estudo, 85,7% das pessoas assinam algum streaming. E 70,9% ouvem podcasts, sendo humor, música e cultura pop os gêneros mais consumidos.

O top 5 das melhores bandas ou músicos do ano é o seguinte:
1. Taylor Swift – 8,9 %
2. Beyoncé – 3%
3. Coldplay – 2,3%
4. BTS – 2,2%
5. Bruno Mars – 2%

No setor de livros, romance é o gênero favorito do leitor geek, com 88%. Na sequência estão fantasia (53%), aventura (44%), suspense (41%) e biografia (41%). Um dado interessante é que 79% das pessoas costumam ler as obras no papel.

O top 5 dos livros segue abaixo:
1. Bíblia – 5,9%
2. Fourth Wing – 2,4%
3. Percy Jackson e o cálice dos deuses – 2,4%
4. É assim que acaba – 1,8%
5. Melhor do que nos filmes – 1,8%

Quanto aos games, as preferências são por ação/ mundo aberto (86%), ação/ aventura (80%), esporte (40%), battle royale (38%). Entre os insights, 37% têm o costume de acompanhar eSports e 72% acompanham jogos online.

O top 5 de games ficou deste modo:
1. Baldur’s Gate 3 (14,4%)
2. The legend of Zelda: Tears of the kingdom (12,4%)
3. Marvel’s Spider Man 2 (11%)
4. Hogwarts Legacy (7,3%)
5. Resident Evil 4 – Remake (6,7%)

Para fechar, entre as HQs, é claro, os títulos sobre heróis têm a preferência, com 80% das respostas. Depois estão aventura, ação, fantasia, infantil. Entre os geeks, 69% gostam de ler seus quadrinhos no formato papel.

O top 5 das melhores HQs deste ano está composto assim:
1. Batman, a gárgula de Gotham – 3,5%
2. Batman, um dia ruim – Charada – 3,2%
3. Homem-aranha – Séries regulares – 2,8%
4. Turma da Mônica – Séris regulares – 2,8%
5. X-Men – Séries regulares – 2,8%

Lena Castellón

Geek Power 2023

/