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Com atrações e soluções, Globo reforça conceito de vídeo premium
O elenco de talentos da Globo teve de se virar com conceitos e expressões mais comuns ao time comercial da empresa do que aos artistas da casa para apresentar as novidades de 2023, entre soluções para as marcas e atrações para o público espalhadas pelo seu ecossistema, composto por TV aberta, 26 canais por assinatura, streaming e plataformas digitais. No Upfront 2023, evento realizado na noite desta quinta-feira, 27, pela gigante da mídia para o mercado, a Globo mostrou como tem investido fortemente na tríade conteúdo de qualidade, tecnologia e dados.
Uma das expressões mais faladas durante o Upfront foi vídeo premium. O conceito tem se destacado cada vez mais nos mercados internacionais, pontua a empresa. Está associado a plataformas de mídia capazes de gerar valor para os anunciantes com oferta qualificada, “aliando conteúdo, soluções premium, métricas confiáveis e ambiente seguro”, junto com a entrega de atributos como relevância e potencial para reverberar histórias muito além das telas. Essa ideia se conecta à assinatura “Do Plim ao Play”, também bastante falada entre os talentos e os executivos que subiram ao palco da sala Simón Bolívar, o auditório do Memorial da América Latina, onde o evento aconteceu.
“A gente tem um portfólio de marcas que falam com milhões de brasileiros todos os dias. E que geram conversas, criam tendências, alcance e engajamento. O que a gente produz viaja além da Globo: vira assunto na rua, em casa, com os amigos. Sem parar de se multiplicar. Isso é relevância”, afirmou Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo, que esteve no evento do começo ao fim. “Somos uma mediatech, com uso cada vez maior de inteligência de dados, para atender aos interesses do público e às estratégias dos anunciantes”, destacou.
Durante sua apresentação no Upfront, o comandante da Globo ressaltou alguns movimentos da empresa neste ano. Um deles foi o lançamento da Agenda ESG, com seis compromissos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o que foi anunciado junto com a adesão da Globo ao Pacto Global (leia mais aqui). “Quando a gente fala de ESG, a gente fala de diversidade e inclusão. Nos conteúdos e nas nossas equipes. A gente quer que o público se sinta representado. E, para isso, é fundamental ter talentos diversos, com pensamentos plurais, refletindo a nossa riqueza cultural do Brasil”.
Paulo Marinho também falou do Movimento LED, plataforma voltada para a educação. O diretor-presidente da Globo disse ter muito orgulho desse projeto, criado junto com a Fundação Roberto Marinho (mais detalhes aqui). O LED (Luz na Educação) se soma ao Criança Esperança dentre as ações da companhia pelo público mais jovem.
Por sua vez, Manzar Feres, diretora de negócios integrados em publicidade – time que organizou o Upfront –, enfatizou os avanços nas ofertas de publicidade, especialmente as entregas no formato em vídeo, independentemente da plataforma de distribuição. “Acreditamos no poder da convergência para campanhas mais assertivas e capazes de gerar resultado para o negócio dos nossos parceiros comerciais. O Vídeo Premium, conceito que hoje orienta nossa atuação, reforça exatamente o que nos faz únicos: a capacidade de criar histórias de qualidade, com curadoria bem cuidada, garantindo um ambiente seguro para os anunciantes. Um trabalho sustentado por três pilares: conteúdo premium, tecnologia e dados”, declarou.
O posicionamento está representado na campanha “Globo: Video Premium do Plim ao Play”, lançada recentemente (confira aqui).
Novidades
Em sua apresentação, Manzar mostrou alguns números para expressar o tamanho hoje da Globo, que, em um único dia, alcança 41% da população brasileira com seus conteúdos. Em uma semana, 70%, e, em um mês, 87%. Ela salientou ainda que o tempo de conteúdo consumido é 12% superior à média de outras plataformas de vídeo, entre elas, claro, o YouTube. Outro número que levou ao público se referia ao fenômeno de popularidade alcançado com “Pantanal”: 170 milhões de pessoas assistiram à novela.
Sobre as soluções comerciais, Manzar tratou do Globo DAI (disponível para o simulcasting do Globoplay e que permite a entrega de campanhas segmentadas nos intervalos comerciais) e do Pause Ads (desenvolvido para o Globoplay e acionado no momento em que o conteúdo é pausado). A executiva falou ainda de inovações em métricas e modelos de atribuição como o Modelo de Atribuição para Ponto de Venda, uma tecnologia proprietária que permite atribuir as vendas físicas à estratégia de mídia.
Mas a grande novidade da área foi o lançamento da plataforma para execução de campanhas programáticas, o Gama, um marketplace de publicidade que vem sendo construído há meses com a Xandr e que entra em operação em novembro. “O Gama vai oferecer o melhor da tecnologia da Xandr com o uso estratégico de dados primários da Globo e de todos os provedores de dados parceiros para que os anunciantes extraiam o maior valor possível da publicidade programática”, explicou.
Manzar revelou que a ambição é que a novidade se transforme na plataforma de referência no mercado em oferta de inventário premium. “O Gama vai oferecer ao mercado o inventário premium não só do Globoplay e das demais plataformas Globo, mas também de todos os publishers que já estão integrados no ecossistema programático e outros que estão chegando”, completou.
Nas telas
Mais de 60 talentos, como Tatá Werneck, Paulo Vieira, Luciano Huck e Marina Ruy Barbosa, passaram pelo palco, apresentando projetos nas áreas de esporte, dramaturgia, jornalismo, realities e variedades.
Pelo esporte, as comentaristas Formiga, Fabi e Ana Thaís, os narradores Luis Roberto, Everaldo Marques e Renata Silveira, o apresentador Magno Navarro e o comentarista Rycharlyson falaram que 2023 vai ser especial para o futebol feminino. Nesse caso, uma das competições que vai invadir as telas é Copa do Mundo de 2023, que vai acontecer na Austrália e na Nova Zelândia. Outra é o Brasileirão feminino, que terá transmissão da TV Globo e do Sportv. No futebol masculino, foi destacada a volta da Libertadores na Globo.
Já no bloco dedicado ao jornalismo, o foco esteve na audiência. Os jornais são o conteúdo mais consumido da TV Globo no simulcasting do Globoplay. A empresa informou que o GloboNews é o canal líder no segmento de notícias na TV paga, com 286% de audiência a mais que o segundo lugar. Na internet, a empresa afiança que o G1 é o maior produtor de conteúdo jornalístico digital do Brasil, atingindo 54 milhões de visitantes únicos por ano. E uma curiosidade: em 2023, o “Bom Dia Brasil” completa 40 anos.
Em relação às novelas, Taís Araújo, Lilia Cabral e Rômulo Estrela enfatizaram que mais de 100 milhões de pessoas acompanham as tramas toda semana e que 90% dos brasileiros assistiram a pelo menos uma novela da Globo em 2022. Outro ponto ressaltado foi a novidade deste ano, com a empresa produzindo e lançando duas super produções ao mesmo tempo: “Travessia”, no horário nobre da TV, e “Todas as Flores”, exclusiva do Globoplay. Uma novidade é o projeto Resgate que terá 26 novelas clássicas no streaming a partir do ano que vem.
Outra atração do Upfront foi o “Fantástico”, que em 2023 completa 50 anos. O balé do programa esteve no palco, seguido pelas apresentadoras Maju Coutinho e Poliana Abritta. Elas contaram que, em 2022, o programa cresceu pelo segundo ano consecutivo em share e alcançou mais de 149 milhões de pessoas.
Gastronomia também teve vez no evento. Paulo Vieira recebeu no palco Claude Troisgros, Batista e Felipe Bronze. Um dos pontos ressaltados foi o portal “Receitas”, que atualmente conta com mais de 100 mil receitas disponíveis. Eles falaram ainda que 8 em cada 10 pessoas que consomem conteúdo sobre gastronomia estão ligados nas produções da empresa nessa área.
Por falar no assunto e misturando com o segmento de realities, Marcos Mion anunciou a estreia de “Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua”, atração da Globo que terá participação de alguma celebridade em disputas culinárias e terá apresentação de Leandro Hassum e a presença de dois chefs cozinha renomados para julgar os pratos: João Diamante e Paola Carosella. Mion também contou que a TV aberta terá o retorno do “Linha Direta”, o primeiro programa de true crime do Brasil, agora com Pedro Bial (que mantém seus outros programas).
Ainda sobre realities, as novidades são a estreia em breve de Fátima Bernardes na apresentação do “The Voice Brasil”, e a temporada 2023 de “No Limite”, que será na Amazônia. Entraram em cena também as próximas temporadas de “Túnel do Amor”, com Ana Clara, e o BBB, com Tadeu Schmidt. A última edição foi assistida por mais de 153 milhões de pessoas pelas plataformas Globo. “O BBB é always on. Bomba na Globo e no Globoplay, seja durante a transmissão da TV ou nas câmeras exclusivas ao vivo 24 horas por dia, 7 dias por semana”, comentou Tadeu.
Quanto a séries e documentários para 2023, já estão confirmados os lançamentos de “Fim”, uma adaptação da obra da Fernanda Torres, e “Rio Connection”, produzida em parceria com a Sony, que irá apresentar a história de três figuras proeminentes do crime organizado que se encontram no Brasil, com novas identidades e um novo objetivo: tropicalizar a máfia, entre outras produções. Também foram exibidas chamadas para “Uma graça chamada Xuxa” e “O jogo que mudou a história”.
Para fechar a noite, o Upfront teve show dos mascarados do “The Masked Singer” Negra Li, Thiago Fragoso e Priscilla Alcantara, que antecederam a apresentação de Ivete Sangalo.
O Upfront Globo 2023 foi transmitido na íntegra e ao vivo pelo Globoplay. A gravação e as novidades, em detalhes, estão disponíveis em https://globoads.globo.com/upfront2023.