Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Globo anuncia reality musical e cobertura olímpica
Criado para comunicar “o que vem por aí” para marcas e agências, o Upfront da Globo ressaltou números, o alcance entre o público jovem – demonstrando que eles, sim, estão acompanhando a TV –, formatos publicitários e as novidades da programação em 2024. Entre os destaques do evento, realizado na noite desta quinta-feira, 19, no Memorial da América Latina, em São Paulo, estão um reality musical, que irá estrear no segundo semestre, e a estratégia multiplataforma criada para a cobertura dos Jogos de Paris.
A abertura do Upfront 2024 foi feita por Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo, que celebrou as parcerias construídas com as marcas e os avanços do mix de negócios que a companhia oferece, ressaltando que estão em “constante evolução”. Ele afirmou que a combinação de plataformas e o portfólio de produtos e soluções resultam em um ecossistema sem comparativos na indústria. “Temos o alcance da TV aberta, a diversidade dos nossos canais por assinatura, a vitalidade das nossas plataformas digitais e a maior plataforma de streaming brasileira. O Globoplay, que vai fazer 10 anos, já é a plataforma de vídeo online com maior tempo médio de consumo diário em TVs do Brasil”, disse.
Marinho fez menção ainda à aquisição de participação na Eletromídia, feita neste ano: em março, a Globo comprou 8,6% dos ativos. A participação cresceu posteriormente e chegou, no final de agosto, a 27%. Ele também revelou que são investidos anualmente R$ 5 bilhões em conteúdo e tecnologia.
Na sequência, Manzar Feres, diretora de negócios integrados em publicidade, apresentou números que demonstram o poder da companhia hoje: são 140 milhões de Globo IDs, um dado que se aproxima do total da população adulta ativa no Brasil (150 milhões). Ela explicou que o Globoplay se tornou a casa dos conteúdos no ambiente digital. Isso quer dizer que a produção feita para a TV aberta encontra abrigo na plataforma, permitindo que o público acesse a programação quando quiser.
Manzar disse que no início do ano foi concluída a expansão do sinal simulcasting (transmissão simultânea) da TV Globo no Globoplay para todo o país. “Essa expansão fez o consumo da TV Globo aumentar em 60% no Globoplay”, contou. E as audiências são complementares, observou. “No broadcast, 48% da audiência da TV Globo é de pessoas até 49 anos. No streaming, esse número salta para 81%”. Vale citar a quantidade de pessoas com quem a emissora aberta fala num dia: 76 milhões.
Outros dados foram apresentados. Manzar destacou que o público jovem está na Globo e em suas plataformas. Segundo ela, o consumo diário de conteúdo na Globo entre pessoas com idades variando de 14 a 25 anos é 73% maior “do que em uma plataforma de vídeos online”. A executiva disse ainda que são quase 20 milhões de usuários mensais consumindo Globoplay e que a TV conectada está presente em 60% das casas brasileiras – ela praticamente dobrou de tamanho nos últimos cinco anos, nas palavras de Manzar.
Pelo lado comercial, ela anunciou um formato criado para a maratona de conteúdo no streaming, o Binge Ads – no Upfront 2023 foram introduzidos os formatos Globo DAI e Pause Ads. Manzar revelou também o lançamento de 4 canais FAST (verticais e gratuitos): dois do Viva (com novelas dos anos 70 em um e o outro dedicado à produção dos 80), o DPA Fast (para a série "Detetives do Prédio Azul") e o Malhação Fast, que se somam aos canais Receitas Fast (reunindo todo o conteúdo produzido pela empresa na área de gastronomia) e ge Fast. E afirmou que a unidade de negócios voltada para mídia social e influência, o ViU, está preparando novidades para o ano que vem.
Jogos de Paris
O Upfront distribuiu as novidades das atrações em blocos: do jornalismo à programação de variedades, fazendo apresentações breves e repletas de dados, com a participação de atores, cantores e jornalistas.
Um dos talentos da Globo que subiu ao palco foi Tadeu Schmidt, que atualmente apresenta o BBB. Mas que em 2024 terá mais um programa para comandar. Dentro da cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris - que serão disputados entre os dias 26 de julho e 11 de agosto -, ele terá uma atração diária, ao vivo, nas noites da TV Globo. Estará junto com a jogadora de vôlei Fernanda Garay.
A empresa informou que terá 19 dias de cobertura intensa, em todos os canais e plataformas e reunirá mais de 100 comentaristas. Na TV Globo, serão 200 horas de transmissão, nas faixas da manhã e da tarde. No Sportv, 24 horas de transmissão em 4 canais, com transmissões em 4k e um programa diário, "Ça Va Paris", comandado por André Rizek. No Globoplay, serão 45 sinais ao vivo para o público acompanhar tudo das olimpíadas. E no ge também haverá cobertura em tempo real.
Além do BBB
Uma das apostas da companhia em 2024 na área de realities é um programa cujo nome ainda não foi revelado. Foram apresentados os números grandiosos do BBB, porém também houve um momento de espetáculo musical. Tudo para chamar atenção para a aposta da Globo para o segundo semestre.
O diretor de gênero de variedades e realities na Globo, José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho, contou que a emissora terá um formato inédito em sua programação com a nova atração. O reality mistura música e confinamento, sendo exibido ao vivo na TV, tendo desdobramentos no Multishow e transmissão 24h no Globoplay. Em entrevista ao jornal O Globo, Boninho declarou que “os competidores vão vivenciar todo o processo de criação de uma carreira musical dentro de um reality show”.
A nova atração terá diferentes fases e dinâmicas para movimentar a moradia dos músicos, que irão enfrentar os desafios da convivência diária fechados em uma casa. Lembra um pouco do BBB que, por sinal, terá sua nova edição a partir do dia 8 de janeiro.
Ainda dentro do bloco de realities, há novidades no programa “The Masked Singer Brasil”. O humorista Paulo Vieira e o ator José Loreto se juntam ao time de jurados, que tem Sabrina Sato e Taís Araújo. A atração, comandada por Ivete Sangalo, terá a jornalista Kenya Sade como a apresentadora dos bastidores, investigando os personagens mascarados. Duas fantasias para a próxima edição foram apresentadas: Cuco e MC Porquinha.
Kenya esteve no Upfront para falar dos festivais na Globo junto com o apresentador Marcos Mion. Eles salientaram que "de janeiro a janeiro" o ecossistema da empresa oferecerá shows para todos os gostos, o que inclui Festival de Verão, Circuito Sertanejo, Lollapalooza (agora promovido pela Rock World e não mais pela T4F) e o Rock in Rio, que será uma edição especial já que completa 40 anos.
O Upfront 2024 foi encerrado com show: Ludmilla, que será uma das intérpretes da música-tema do Carnaval Globeleza ao lado de Alcione, fez uma apresentação pocket no Memorial da América Latina. Todo o evento foi transmitido ao vivo pelo Globoplay.