arrow_backVoltar

Upfront 2025

Terra apresenta projetos e celebra 25 anos

14.11.24

Superar os resultados deste ano será um dos grandes desafios do Terra para o próximo exercício, já que em 2024 atingiu um de seus objetivos do período: trazer o público de volta. Segundo a empresa, mais de 87 milhões de pessoas passaram por suas propriedades. Portal que faz parte da história da internet brasileira, ele irá celebrar 25 anos em fevereiro e apresentou seus projetos ao mercado em um evento na noite desta quarta-feira, 13, com novo foco: aumentar o engajamento da audiência e conquistar a fidelidade de quem acessa hoje seu conteúdo e participa de seus eventos, despertando o desejo de retornar à plataforma pela conexão com a marca.

O Terra, que pertencia ao grupo Telefónica, foi um dos endereços na web mais visitados do Brasil no início dos anos 2000 e chegou a ter direitos esportivos de eventos cobiçados, como os Jogos Olímpicos e o Panamericano. Em 2017, a companhia espanhola determinou o fechamento da operação em outros países da América Latina, na Espanha e nos EUA. Apenas no Brasil a marca continuou existindo. Pouco depois, ela foi adquirida pela Telefônica Brasil, dona da Vivo, pelo valor de R$ 250 milhões. E em 2022, o portal voltou a ter investimentos, em especial no conteúdo, reposicionando-se e agregando os serviços comerciais da Vivo Ads.

No ano passado, o Terra lançou o Terraiá, projeto proprietário do São João realizado em Salvador. E ele é um dos destaques dos planos apresentados para 2025. A festa volta a ser realizada na capital baiana, no espaço do MAM, nos dias 14 e 15 de junho.

Além do Terraiá, o Upfront Terra Vivo Ads destacou seus investimentos no Carnaval (onde terá uma grande ativação no palco do Anhembi e no Camarote Bar Brahma, na capital paulista) e na Parada do Orgulho LGBT+ de SP (que patrocinará pelo quarto ano consecutivo), dois spin-offs que estão totalmente centrados na mídia social, o Meu Pé-de-Meia e o Vida nos 30, e o lançamento do Terra Creators powered by Lastlink, plataforma especializada em vendas de produtos digitais que contempla mentorias dadas por creators, mais cursos online, workshops, e-books e comunidades pagas.

O Terra, que já é uma influência, entendeu o movimento desse mercado e compreendeu que precisava fazer algo diferente. Então, construímos projetos com o objetivo de sermos líderes na criação de comunidades, disse ao Clubeonline Cláudia Demase, diretora do Terra & Vivo Ads.

Nesse sentido, o primeiro passo foi a criação do perfil Meu Pé-de-Meia, que está no ar desde setembro e que traz conteúdo para o público que deseja se organizar financeiramente. Ele está presente no Instagram, entrará no TiktTok e em 2025 deverá se ampliar para outras plataformas sociais. Esse é o primeiro produto social first do Terra, com conteúdo nascido na rede, mas produzido pelo time do portal.

O segundo é o Vida nos 30, que estreia no próximo dia 25. Ele é dedicado a mulheres entre 30 e 40 anos e tem um perfil mais colaborativo, abrindo o espaço para a participação da audiência.

O Terra Creators, outra aposta da empresa no mercado de influência, vai conectar criadores aos usuários por meio da plataforma da Lastlink, que comercializa conteúdos empacotados. Os influenciadores vão poder se comunicar em formatos como vídeos, colunas e podcasts.

Esse projeto vem para reafirmar o nosso propósito de reverberar vozes e contribuir positivamente com a expansão de um mercado em ascensão e com muitos profissionais alinhados ao nosso negócio”, afirmou Cláudia, que está no Terra desde 2022, coordenando sua transformação.

Para 2025, estão na mira mais dois perfis especializados nas redes sociais (onde o Terra atinge 50 milhões de pessoas todos os meses, de acordo com a empresa): um para mulheres 60+ e outro dirigido para sustentabilidade e reciclagem.

O Upfront também adiantou detalhes da “temporada de compras” (com planos para Mês do Consumidor, Dia das Mães, Namorados, Pais, Black Friday, Cyber Monday e Natal), a ação Terra Verão: Você em Movimento, projeto voltado para o autocuidado, prática de esportes, música, gastronomia e entretenimento ao ar livre, que vai acontecer em janeiro no parque Villa-Lobos, em São Paulo.

Outra atração importante do portal em 2025 é o Vozes Amazônicas, focado em jovens jornalistas graduandos dos nove Estados que compõem a Amazônia Legal. Na mira está a COP-30, que irá acontecer em Belém, em novembro.

A empresa apresentou ainda uma nova unidade de negócios, o Terra Insights, que irá entregar pesquisas e inteligência de dados, analisando dinâmicas do mercado.

Upfront 2025

/