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Investimentos da Amazon em publicidade e promoção crescem 22%
Em 2022, a Amazon, a maior anunciante do mundo, aumentou seus investimentos globais em publicidade e promoção em 22%, chegando a US$ 20,6 bilhões. É o que aponta AdAge.
A verba mais robusta contrasta com o ritmo das vendas líquidas, que subiram 9%. É o crescimento mais lento desde 1995, quando a hoje big tech abriu sua livraria online.
Entre 2004 e 2022, a Amazon teve aumentos percentuais de dois dígitos nos budgets para comunicação, exceto em 2020. Nessa época, tempo da pandemia, a gigante reduziu a verba em 1%. Para ressaltar a diferença entre esses momentos, vale observar que o montante aplicado no ano passado é quase o dobro dos investimentos feitos em 2020, que foram de US$ 10,9 bilhões. A evolução dos aportes pode ser vista em quadro acima.
A análise desse histórico das verbas reservadas para ações publicitárias e promocionais revela que o volume total investido, do início da empresa até hoje, é US$ 95 bilhões, o que representa 3,5% do dinheiro resultante das vendas líquidas – ou US$ 2,7 trilhões, segundo o Ad Age Datacenter. Pouco mais da metade desses investimentos e do resultado das vendas ocorreram nos últimos três anos.
Apertando o cinto
Tamanha verba não está garantida para este ano. Com as vendas desaceleradas e a incerteza econômica, é bem provável que o ânimo da big tech arrefeça em 2023.
Em seu último relatório financeiro, a Amazon pontuou que direciona os clientes para seus negócios por meio de vários canais de marketing, o que vai da busca patrocinada a campanhas na TV. O documento informa que os aportes para ações de marketing e propaganda se baseiam no crescimento das vendas. Isso significa, portanto, que mudanças no consumo e aumento da competição impactam no investimento.
Executivos da companhia têm informado que a Amazon está cortando custos e promovendo ajustes nas operações para equilibrar gastos. A big tech terminou 2022 com um staff de 1.541.000 empregados. No ano anterior, eram 1.608.000. No mês passado, a gigante anunciou demissões de mais de 18 mil funcionários.