Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Oxford revela a 'palavra do ano' de 2024
A Universidade de Oxford anuncia que “brain rot” ("podridão cerebral", em tradução livre) conquista o título de "Palavra do Ano" de 2024, depois de consulta pública que contou com a participação de mais de 37 mil pessoas.
O termo, ligado ao uso nocivo das redes sociais, traduz aquela sensação que resta depois que uma pessoa fica por muito tempo rolando os feeds.
O Dicionário de Oxford, que define “brain rot” como “a suposta deterioração do estado mental ou intelectual de uma pessoa, especialmente vista como resultado do consumo excessivo de material (principalmente conteúdo online) considerado trivial ou pouco desafiador”, informa que o termo foi usado pela primeira vez há mais de um século (em 1854), pelo autor Henry David Thoreau, para criticar a desvalorização de conceitos complexos e a substituição por fórmulas mais rasas.
Apesar de muito antigo, o termo ganhou força entre as novas gerações Z e alfa no ano passado, que amplificaram a expressão, num contexto em que aumentaram as preocupações sobre o impacto do consumo de informações de baixa qualidade na internet.
A palavra de 2024 superou cinco outras finalistas: “dynamic pricing” (algo "preço dinâmico"), “lore” (informações contextuais sobre livros, séries, filmes ou "celebridades"), "demure" (pessoa contida), "romantasy" (gênero de ficção, que mistura fantasia e romance) e
"slop" (conteúdo pouco preciso ou falso, gerado por inteligência artificial e compartilhado de forma indiscriminada).
É a 20ª vez que o dicionário elege a palavra que melhor reflete o mundo durante os últimos 12 meses. No ano passado, “rizz" foi a palavra escolhida por Oxford.