arrow_backVoltar

Vai pro Gol

Felipe D’Andrea assina doc sobre futebol de botão

07.11.12


O diretor de cena Felipe D’Andrea assina a produção, de forma independente, do documentário “Vai Pro Gol”, de 47 minutos, que aborda o tema futebol de botão.



O trabalho busca resgatar a história, vivência e características de fãs da modalidade, bem como torneios que aconteceram em diversas cidades do Estado de São Paulo. A previsão é de que o documentário chegue à telinha ainda este ano.



“Foram inúmeros finais de semanas, incontáveis horas de captação de imagem e vários amigos feitos durante esse período. Com apenas uma câmera de vídeo no porta-malas, sem iluminação e muitas vezes sem ninguém para operar a câmera enquanto eu entrevistava os jogadores, consegui captar momentos incríveis desses jogadores”, defende D’Andrea.



A filmagem, que levou dois anos para ser finalizada, traz uma entrevista de arquivo, com Geraldo Décourt, conhecido como o inventor do futebol de botão. O criador da modalidade, que em meados dos anos 30 lançou o primeiro livro com as regras do jogo, contou sobre sua trajetória e deixou um recado para os fãs do botão.



D’Andrea também falou com Eduardo Farah, atual presidente da Federação Paulista de Futebol de Mesa, entre outros personagens.



“O futebol de botão nasceu de uma brincadeira de rua e hoje a geração videogame dificilmente tem contato com esse jogo. A maioria dos que seguem a modalidade são pessoas da 3ª idade. É uma tradição que está acabando”, afirma o diretor.



O doc acaba de participar da 9ª edição do Amazonas Film Festival (AFF), que acontece em Manaus, e estará no 30° Milano International Ficts Fest 2012, que acontece de 5 a 9 de dezembro, em Milão (Itália) . 



Veja o trailer aqui.


Vai pro Gol

/