Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Abilio Diniz vende ações e deixa Pão de Açúcar
As ações vendidas nesta terça-feira (06) pelo Grupo Diniz - que reúne membros da família que têm ações preferenciais do Grupo Pão de Açúcar -, na BM&FBovespa, eram de propriedade do empresário Abilio Diniz, segundo apurou o Estadão.
Com a venda de 7,9 milhões de papéis, ou 3% do capital, o empresário deixa de vez de ser sócio do negócio fundado por seu pai, em 1948. Outros membros da família Diniz continuarão a ser acionistas do GPA.
Oficialmente, a assessoria de imprensa da Península, empresa responsável pelos investimentos do empresário, diz que a venda faz parte de processo de "diversificação de portfólio" da família. A operação - que rendeu cerca de R$ 820 milhões ao empresário - deverá ser usada para reforçar a estratégia de investir em novos negócios.
Segundo fontes de mercado, Abilio estaria sendo auxiliado pela Tarpon Investimentos para definir onde aplicar o crescente volume de dinheiro disponível. A Tarpon e o empresário se aproximaram nos últimos anos, especialmente depois de a empresa ajudar Abilio a ganhar espaço na sociedade e nas decisões gerenciais da gigante dos alimentos BRF.
Dentre essas possibilidades, uma associação com a rede francesa Carrefour (leia aqui) - no Brasil ou em nível global - não estaria totalmente descartada, apurou o Estado. Os franceses ofereceram - sem sucesso - a operação local a Abilio, em 2013. O empresário, porém, estaria interessado em um acordo que envolvesse uma fatia da matriz e incluísse o direito de ditar os rumos da rede no Brasil. Fontes ligadas a Abilio negam as negociações.
Leia anterior sobre o assunto aqui.