arrow_backVoltar

Verdades Difíceis de Engolir

Heineken: bebida ruim, por situação de mulheres no mercado de trabalho

08.03.24

Para evidenciar que equidade de gênero ainda está longe do ideal, o Grupo Heineken convidou executivos e executivas, inclusive da sua equipe, para experimentar uma bebida sem álcool chamada de Lidera, com um sabor que pretende refletir a experiência das mulheres no mercado de trabalho: desagradável. A ação foi criada pela Dentsu Creative.

Depois da reação ao sabor ruim, os participantes têm o rótulo revelado com a lista de ingredientes que representam as "verdades ainda difíceis de engolir pelas mulheres".

O rótulo traz informações como o fato de que apenas 29% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres (fonte: CNI e FSB 2023).

A proposta é encorajar consumidores e empresas a se envolverem na mudança desse cenário.

"Acreditamos no poder da criatividade para promover mudanças significativas na sociedade, e o insight para criar essa campanha foi estampar as verdades ‘na lata’”, observa Marina Tonon, diretora de criação da Dentsu Creative.

Em 2021, o Grupo Heineken assumiu compromisso de ter 50% dos seus cargos de liderança ocupados por mulheres até 2026.

"Nosso objetivo foi criar uma ação que convidasse todas as pessoas, inclusive as responsáveis pela tomada de decisão nas empresas, a refletirem com a gente sobre o que ainda precisa ser transformado", aponta Maria Fernanda Cunha, head de comunicação corporativa da Heineken.

Ficha Técnica:

Anunciante: Grupo HEINEKEN Brasil

Produto: Grupo HEINEKEN

Campanha: Verdades Difíceis de Engolir

Agência: Dentsu Creative

Chief Creative Officer: Ricardo Dolla

Diretor de Criação: Marina Tonon

Direção de arte: Hannah Prado

Redação: Leticia Holanda

Dir. Conteúdo: Diego Torres

Head de Produção: Juliana D’Antino

Produção: Patricia Oliveira

Data Insights: Silvia Visani, Andrea Ferraz, Robson Lima

*Tecnologia:

Negócios: Bruno Panico, Caroline Bassi, Giselle Armani, Ana Melo Sartori, Jessica Correa

Estratégia: Aloísio Pinto

Mídia: Viviana Maurman, Raphael Cunha, Karen Fiori

PR Dentsu / Buzzing: Karina Okabatake, Gabriella Rocha, Fernanda Sokoloski, Gabriela Lapagesse

PinePR - Thaís Bittencourt e Marcella Motta.

Aprovado por:

Grupo HEINEKEN

Head de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos: Mauro Homem

Head de Comunicação Corporativa: Maria Fernanda Chaves Cunha

Coordenação de Comunicação Corporativa: Aline Akemi Makinodam, Karina Otsubo

Analistas sênior de Comunicação Corporativa: Iasmin Machado, Marta Barreto

Produtora de imagem:

Direção Criativa e Entrevistas: Moa LLC

Produção executiva: Mariana Lopes

Diretora de Fotografia: Let Rodrigues

Operação de câmera: Laura Guimarães

Gaffer: Silmara Alves

Gaffer Assistente: Leticia Tomaz

Som direto: Sabrina Teixeira Novaes

Produtora de áudio

Produtora de Som: Lua Nova

Produtor de Som: Fred Benuce

Coordenação: Adriana Coimbra

Finalização: Júlio Brasileiro e Gabriel Schubsky

Atendimento: Larissa Storch

Verdades Difíceis de Engolir

/