Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Heineken: bebida ruim, por situação de mulheres no mercado de trabalho
Para evidenciar que equidade de gênero ainda está longe do ideal, o Grupo Heineken convidou executivos e executivas, inclusive da sua equipe, para experimentar uma bebida sem álcool chamada de Lidera, com um sabor que pretende refletir a experiência das mulheres no mercado de trabalho: desagradável. A ação foi criada pela Dentsu Creative.
Depois da reação ao sabor ruim, os participantes têm o rótulo revelado com a lista de ingredientes que representam as "verdades ainda difíceis de engolir pelas mulheres".
O rótulo traz informações como o fato de que apenas 29% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres (fonte: CNI e FSB 2023).
A proposta é encorajar consumidores e empresas a se envolverem na mudança desse cenário.
"Acreditamos no poder da criatividade para promover mudanças significativas na sociedade, e o insight para criar essa campanha foi estampar as verdades ‘na lata’”, observa Marina Tonon, diretora de criação da Dentsu Creative.
Em 2021, o Grupo Heineken assumiu compromisso de ter 50% dos seus cargos de liderança ocupados por mulheres até 2026.
"Nosso objetivo foi criar uma ação que convidasse todas as pessoas, inclusive as responsáveis pela tomada de decisão nas empresas, a refletirem com a gente sobre o que ainda precisa ser transformado", aponta Maria Fernanda Cunha, head de comunicação corporativa da Heineken.
Ficha Técnica:
Anunciante: Grupo HEINEKEN Brasil
Produto: Grupo HEINEKEN
Campanha: Verdades Difíceis de Engolir
Agência: Dentsu Creative
Chief Creative Officer: Ricardo Dolla
Diretor de Criação: Marina Tonon
Direção de arte: Hannah Prado
Redação: Leticia Holanda
Dir. Conteúdo: Diego Torres
Head de Produção: Juliana D’Antino
Produção: Patricia Oliveira
Data Insights: Silvia Visani, Andrea Ferraz, Robson Lima
*Tecnologia:
Negócios: Bruno Panico, Caroline Bassi, Giselle Armani, Ana Melo Sartori, Jessica Correa
Estratégia: Aloísio Pinto
Mídia: Viviana Maurman, Raphael Cunha, Karen Fiori
PR Dentsu / Buzzing: Karina Okabatake, Gabriella Rocha, Fernanda Sokoloski, Gabriela Lapagesse
PinePR - Thaís Bittencourt e Marcella Motta.
Aprovado por:
Grupo HEINEKEN
Head de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos: Mauro Homem
Head de Comunicação Corporativa: Maria Fernanda Chaves Cunha
Coordenação de Comunicação Corporativa: Aline Akemi Makinodam, Karina Otsubo
Analistas sênior de Comunicação Corporativa: Iasmin Machado, Marta Barreto
Produtora de imagem:
Direção Criativa e Entrevistas: Moa LLC
Produção executiva: Mariana Lopes
Diretora de Fotografia: Let Rodrigues
Operação de câmera: Laura Guimarães
Gaffer: Silmara Alves
Gaffer Assistente: Leticia Tomaz
Som direto: Sabrina Teixeira Novaes
Produtora de áudio
Produtora de Som: Lua Nova
Produtor de Som: Fred Benuce
Coordenação: Adriana Coimbra
Finalização: Júlio Brasileiro e Gabriel Schubsky
Atendimento: Larissa Storch