Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Toyota e S&S em campanha criada e produzida remotamente
Como a maioria das montadoras, a Toyota América do Norte planeja suas campanhas de marketing sobre um calendário cíclico, que inclui eventos de vendas e lançamentos, que são determinados pelo cronograma de produção, estabelecido com meses de antecedência.
Por isso, quando o novo coronavírus começou a impactar seu mercado, a Toyota teve de tomar uma decisão: ou mantinha os planos conforme estabelecidos, ou os cancelava definitivamente ou criava algo diferente para preencher o espaço de mídia comprado. E isso em tempos de quarentena, com todos isolados, do cliente à produção. A decisão foi pela última alternativa.
Como revela o site The Drum, as discussões da montadora com a Saatchi & Saatchi de Los Angeles, por videoconferência, foram difíceis. Originalmente, a proposta era criar uma mensagem simples de segurança, mas as reuniões mudaram para debates sobre encontrar o sentimento certo. Uma das questões era como falar de maneira autêntica e honesta com as pessoas em um momento de emoções extremamente altas.
No dia 27 de março, foi ao ar o filme “We Are Here For You”, que trazia um tom tranquilizador aos consumidores. A solução para compor a peça foi usar imagens de arquivo.
A segunda campanha, porém, foi mais complexa. Como fazê-la sem sair do confinamento? Uma atriz reconhecida por protagonizar vários comerciais da marca foi acionada. O processo inteiro foi realizado via Zoom. Para que ela pudesse fazer o primeiro filme, a atriz percorreu sua casa com uma câmera, mostrando ambientes.
Encontrado o lugar, ela foi dirigida remotamente. A atriz cuidou da própria maquiagem e do cabelo. As imagens foram enviadas para um editor, que estava trabalhando de casa. E desse modo, pelo Zoom, a Toyota e a S&S conseguiram produzir material para a campanha. Na segunda-feira, 06, dois filmes foram ao ar.
Como observa o The Drum, não são comerciais que primam pela criatividade. Mas o ponto está nos objetivos da campanha: ela foi projetada para informar, não para entreter.