Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
OpenAI lança o Sora
Apresentado no início do ano pela OpenAI, o Sora, enfim, está chegando ao público. A startup divulgou em fevereiro seu modelo de IA generativa para criação de vídeo realistas, mas avisou que a ferramenta estava disponível apenas para especialistas e parceiros da empresa. Não havia nem demos para que os mais curiosos pudessem testar os recursos da novidade.
Agora, o Sora já pode ser utilizado por usuários dos serviços pagos do ChatGPT (Plus e Pro) nos Estados Unidos e em alguns países, como o Brasil. Ele pode ser ativado por meio de um comando textual, o prompt. É preciso descrever a cena desejada, incluindo detalhes como cenários, movimentos e iluminação. O modelo gera o vídeo com base nessas informações, e o resultado pode ser visualizado e ajustado diretamente na interface. A ferramenta conta com editor, permitindo remixes.
A decisão de limitar o acesso tomada no início do ano foi para que a OpenAI pudesse avaliar áreas críticas ligadas à IA generativa, como vieses e conteúdo de ódio. Foram feitos testes de segurança para prevenir usos maliciosos, como a produção de deepfakes. E também foi necessário tornar a ferramenta acessível e escalável para os usuários do ChatGPT.
Essa nova versão do Sora é chamada de Turbo. De acordo com a companhia, ela é significativamente mais rápida do que o modelo apresentado em fevereiro.
Na conta Plus (que custa US$ 20 por mês), o usuário pode gerar, sem custo adicional, até 50 vídeos com cinco segundos de duração e resolução de 480p por mês. Ou pode optar por criar um número menor de vídeos com resolução de 720p a cada mês.
Quem assina o Pro (US$ 200 mensais) pode criar, por mês, vídeos de até 20 segundos, com geração ilimitada no modo mais lento e 500 gerações mais rápidas. A resolução é de 1080p.
A OpenAI informa que está criando “preços personalizados” para diferentes tipos de usuários, que devem ser oferecidos no início de 2025.