Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Últimas notícias Vivendo 80 semanas na vida do jovem brasileiro
B2 estuda comportamento do jovem em relação a trabalho, política e internet
A B2, agência especializada no público jovem, apresenta sua terceira grande pesquisa focada nesse público. Intitulado Vivendo 80 semanas na vida do jovem brasileiro, o estudo traz dados atualizados sobre pessoas entre 18 e 25 anos das classes A, B e C de todo o Brasil, sendo 61% mulheres e 39% homens.
A pesquisa abordou temas como hábitos de consumo de leitura, interesse político e rotina de lazer, dentre outros tópicos. Entre os principais destaques está que esse grupo jovem é responsável por 57% da movimentação financeira no país.
Sobre o comportamento do grupo, o levantamento indica que os jovens têm uma vida baseada na tecnologia, a qual também é a mais utilizada para acesso à informação. Apesar de terem preferências de entretenimento muito particulares como música, TV e filmes , a socialização é a palavra de ordem. Com as mídias sociais ligadas à rotina diária deles, 63% preferem estar com amigos que com a família, 59% preferem barzinhos à balada e 79% escolhem praia no lugar de interior.
Sobre trabalho e estudo, 42% dos entrevistados têm a formação profissional como maior sonho, seguida por ganhar dinheiro (20%). A educação é considerada um investimento e trabalhar com o que gosta, ter estabilidade, empreender e conciliar lazer e trabalho são as principais perspectivas nesse sentido. Metade (50%) do grupo está empregada e 36% se veem como empresários em 10 anos.
Em relação a hábitos de consumo, 56% dos jovens universitários se consideram consumidores moderados, 24% compulsivos, 15% econômicos e 5% se denominam pão duros. Nas classes A e B, o item economizar aparece em segundo lugar entre os mais citados sobre gastos, enquanto é indicado por 11% na classe C, ficando na quarta posição. Outra característica interessante é a de que 60% dos jovens relatam administrar seus gastos com pagamento à vista, evitando dívidas.
Os jovens brasileiros são ávidos consumidores de internet. Todos os entrevistados possuem celulares quase em sua totalidade smartphones. Eles passam seis horas do seu dia em redes sociais, o que representa 43% de seu acesso à informação. O Facebook é indicado como rede social preferida, seguida por Instagram e YouTube. Os aplicativos para smartphones estão muito presentes, usados para localização, compartilhamento de informações e conversa entre amigos. O WhatsApp, por exemplo, além de ferramenta de troca de mensagem, é considerado como meio de acesso a informações.
Abordados hábitos de alimentação e saúde, 76% se reconhecem como magros. Em uma projeção para 10 anos, porém, 96% acreditam que estarão em forma. Muitos parecem preocupados com alimentação saudável ou tentam manter uma dieta, mas as ações cotidianas atrapalham esses planos para 60% dos respondentes.
A política aparece como um tema controverso. A maioria afirma ter conhecimento político, mas diz não se interessar ou prefere não se envolver. Uma pequena parte ainda declara ter interesse, mas desconhecer o assunto.
O transporte é considerado um grande problema: os jovens em geral indicam um transporte público eficiente como uma boa solução, até mesmo para quem possui carro. Mesmo assim, atualmente, 45% dizem utilizar transporte coletivo, mas 81% pretendem, em no máximo 10 anos, se locomover por transporte particular