arrow_backVoltar

Volta Pinheiros

Movimento apresenta restaurante fictício, com sushis de plástico

16.08.23

O movimento Volta Pinheiros, idealizado pelo publicitário Marcelo Reis, voltou a aferir a qualidade da água do Rio Pinheiros (como no ano passado, leia aqui), por meio de uma rede independente de monitoramento, em parceria com o Índice de Poluentes Hídricos (IPH) - núcleo de pesquisa da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

O relatório da segunda medição está disponível no site do movimento e mostra, entre outros dados, o nível da DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) em 8 pontos ao longo dos 25 km do Rio Pinheiros. Em comparação com os resultados do ano passado, apenas na Ponte do Morumbi houve uma redução significativa de 87 mg/l para 76 mg/l. Outras duas pontes tiveram diminuições de 1 a 2 mg/l, enquanto outras quatro tiveram aumento.

Um rio saudável deve ter DBO máxima de 10mg/l para abrigar vida aquática, segundo estabelecido pela Resolução Conama 357/2005. Para alertar o público para a péssima qualidade da água do Rio Pinheiros, o Volta Pinheiros apresenta agora o restaurante fictício “Sushi Pinheiros”. O perfil no Instagram mostra um sushiman criando os "pratos japoneses" com ingredientes diretamente do Rio Pinheiros. 

São sushis, sashimis e temakis, foram feitos com plástico, pneus, garrafas, esponjas, entre outros elementos, além da água em que as "especiarias" foram marinadas. Por trás das receitas, está o personagem Fuyuki Matsunoki, um sushiman criado para o projeto.

A arte nos convida à reflexão. Foi o que trouxemos nesta ação, em vez de olhar para um prato de abrir o apetite, com ingredientes frescos e deliciosos, nos deparamos com pratos lindos e, ao olhar com atenção, nojentos. É uma ironia em resposta as informações desencontradas de que o rio estaria limpo, mas na verdade está sujo, como prova nosso estudo realizado em parceria com a USCS”, denuncia Marcelo Reis.

Com a proposta de ampliar a discussão e cobrar as autoridades, kits do "restaurante" foram enviados para "influenciadores" e canais de sustentabilidade.

"Como cidadã, quando ouço uma promessa que traz esperança e não é cumprida, isso gera muita indignação. E, como comunicadores, eu, Luciano Caboclo e Leco Rosso, nos juntamos ao Movimento Volta Pinheiros e criamos a ação Sushi Pinheiros em resposta a esta afirmação: se o Rio Pinheiros está limpo, o que há de mais fresco nele (os peixes) pode ser usado na gastronomia japonesa, uma das culinárias que mais utiliza ingredientes frescos. Só que, infelizmente, não. E portanto, o contraponto", observa Tati Piovezam, diretora de criação responsável pela campanha Sushi Pinheiros.

Leia anterior sobre o assunto, aqui.

Clube de Criação informa que o segundo lote de ingressos para o Festival do Clube está disponível, com desconto imperdível. Os interessados devem adquirir seus ingressos por meio da plataforma Sympla. Ressaltamos que os ingressos são limitados, portanto, recomendamos garantir sua participação o quanto antes, clicando aqui.

Volta Pinheiros

/