Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Campanhas, agências e empresas + premiadas
A empresa de inteligências de marketing Warc apresenta os resultados do Warc Creative 100, índice global independente de excelência criativa em publicidade, conhecido anteriormente como Gunn Report (leia aqui).
Os rankings apresentam as campanhas, agências, redes, holdings, marcas, anunciantes e países mais premiados, com base na análise dos resultados dos mais importantes festivais de criação globais e regionais no mundo, em 2018.
O case australiano "Palau Pledge", criado pela Host/Havas de Sydney para o Palau Legacy Project (leia e veja aqui), que traz na ficha técnica o brasileiro Gustavo Vampré, diretor de criação, é a campanha mais premiada de 2018.
No segundo lugar está "#Bloodnormal" (aqui), criação da AMV BBDO de Londres, para a marca de higiene feminina Bodyform/Libresse. Já a terceira posição fica com o "Project Revoice" (aqui), da BWM Dentsu, em Sidney, para a The ALS Association.
Em quinto lugar, uma campanha com brasileiros na ficha técnica: "It's a Tide Ad", uma série de filmes assinada pela Saatchi & Saatchi de Nova York para Tide. Na FT, Rafael Segri e Kiko Mattoso (diretores de criação associados).
Nove agências da rede BBDO foram classificadas entre as 100 melhores, três das quais estão entre as 10 melhores. A BBDO de Nova York subiu da segunda posição no ano passado no Gunn Report, para ser eleita a agência mais premiada do mundo. A AMV BBDO de Londres, na 20ª colocação no ano passado, subiu para o segundo lugar. Já a Adam&EveDDB de Londres, passou da quarta para a terceira posição esse ano.
A rede global de fast food Burger King, que caiu para a sétima posição no ranking do ano anterior, recuperou-se e esse ano ocupa o primeiro lugar na lista de marcas mais premiadas pela primeira vez. A Nike caiu da primeira colocação para a segunda, com Pedigree na terceira posição.
"No Burger King, acreditamos que a criatividade pode ser uma vantagem competitiva. Fazermos as coisas de maneira diferente, destacar-nos e nos tornar parte da cultura pop definitivamente são fatores que ajudam a fortalecer nossa marca e nossas equipes de marketing e agências parceiras estão honradas em receber este reconhecimento da Warc", afirma o brasileiro Fernando Machado, global chief marketing officer do Burger King.
O Brasil ocupa a quarta posição como país mais premiado do mundo, em ranking liderado pelos EUA. Reino Unido e Austrália aparecem em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Confira abaixo as campanhas e empresas mais bem classificadas nas listas Warc Creative 100:
Top 10 world's most creatively awarded campaigns
Rank Campaign title Brand Agency Points
1 Palau Pledge Palau Legacy Project Host/Havas Sydney 250.3
2 #Bloodnormal Bodyform/Libresse AMV BBDO London 199.5
3 Project Revoice The ALS Association BWM Dentsu Sydney 189.5
4 Exclusive the Rainbow case study Skittles DDB Chicago 175.6
5 It's a Tide Ad Tide Saatchi & Saatchi New York 154.8
6 Scary Clown Night Burger King LOLA MullenLowe Madrid 154.4
7 The Gene Project Marmite adam&eveDDB London 139.1
8 The Talk Procter & Gamble BBDO New York 133.1
9 No Conditions Apply - Sindoor Khela The Times of India FCB Ulka Mumbai 128.9
10 Go With The Fake /Diesel Publicis New York / Publicis Milan 125.9
Top 10 world's best creative agencies
Rank Agency Location Points
1 BBDO New York 403.2
2 AMV BBDO London 295.9
3 adam&eveDDB London 291.0
4 LOLA MullenLowe Madrid 280.3
5 McCann New York 258.6
6 Host/Havas Sydney 204.9
7 McCann London 193.6
8 Colenso BBDO Auckland 190.9
9 BWM Dentsu Sydney 189.5
10 Saatchi & Saatchi New York 185.5
Top 10 world's best creative agency networks
Rank Network Points
1 BBDO Worldwide 1700.5
2 DDB Worldwide 1028.7
3 McCann Worldgroup 1027.9
4 Ogilvy 991.0
5 TBWA Worldwide 590.8
6 MullenLowe Group 452.5
7 Dentsu Aegis Network 392.0
8 VMLY&R 365.5
9 FCB 337.2
10 Grey Group 336.0
Top 10 world's best creative holding companies
Rank Holding company Points
1 Omnicom Group 3494.1
2 WPP 2206.1
3 Interpublic Group 2009.7
4 Publicis Groupe 832.9
5 Dentsu 468.6
6 Havas Group 314.4
7 Hakuhodo DY Group 214.9
8 Accenture 126.6
9 MDC Partners 83.5
10 BlueFocus 82.2
Top 10 world's best creative brands
Rank Brand Product Category Points
1 Burger King Retail 391.6
2 Nike Clothing & Accessories 208.2
3 Pedigree Household & Domestic 200.1
4 Palau Legacy Project Non-profit, public sector & education 200.0
5 Bodyform/Libresse Toiletries & Cosmetics 199.5
6 IKEA Retail 198.7
7 The ALS Association Non-profit, public sector & education 189.5
8 Diesel Clothing & Accessories 177.7
9 Skittles Food 177.6
10 McDonald's Retail 170.9
Top 10 world's best creative advertisers
Rank Advertiser Location Points
1 Mars USA 478.2
2 Restaurant Brands International USA 391.6
3 Procter & Gamble USA 306.9
4 Nike USA 232.3
5 Samsung South Korea 218.4
6 Volkswagen Group Germany 218.2
7 Unilever Netherlands 213.0
8 Essity Sweden 204.0
9 Palau Legacy Project Australia 200.0
10 IKEA Sweden 198.7
Top 10 world's most creative countries
Rank Country Points
1 USA 2988.6
2 United Kingdom 1241.8
3 Australia 971.7
4 Brazil 698.4
5 Spain 687.6
6 Germany 633.5
7 India 405.3
8 France 380.8
9 South Africa 336.9
10 Japan 320.1