arrow_backVoltar

Warc Data

Alphabet, Meta e Amazon: 46,1% de toda a verba publicitária

09.02.22

As gigantes da tecnologia Alphabet (holding do Google e do YouTube), Meta (dona do Facebook,  Instagram e WhatsApp) e Amazon recebem quase metade de todos os investimentos publicitários no mundo. Mais especificamente, 46,1%. A análise é da Warc Data feita com base nos mais recentes relatórios financeiros das empresas.

As três companhias são líderes em seus respectivas campos: Alphabet em busca (Google) e vídeo online (YouTube), Meta em mídias sociais (Facebook e Instagram) e Amazon em e-commerce. Elas têm mantido crescimento constante no bolo publicitário.

Segundo a Warc, embora tenham sido responsáveis por um terço (33,8%) de todo o investimento em publicidade em 2019 antes da pandemia (veja quadro), a aceleração digital tanto dos consumidores quanto das marcas em 2020 e 2021 aumentou ainda mais essa participação. Se a taxa atual de crescimento continuar, eles devem responder por mais da metade de todo budget publicitário em 2022.

A Alphabet está no topo da lista, detendo 27,2% dos investimentos em publicidade. Em 2019, respondia por um quinto desses valores. A Meta subiu para 14,9%, enquanto a Amazon dobrou sua participação para 4%.

As big techs também conseguiram aumentar o share na publicidade online, mesmo sendo já dominantes. Ao todo, Alphabet, Meta e Amazon representaram 71,2% das verbas destinadas a anúncios online em 2021 - em 2019, o índice foi de 67,8%.

De acordo com a Warc Data, os investimentos em publicidade devem ter alta de 12,5% em 2022, sendo que o e-commerce deverá ser o meio de crescimento mais rápido. Outra previsão da companhia se refere aos aportes em mídia social, que devem ultrapassar, em valor, os investimentos feitos em busca neste ano.

Warc Data

/