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Tendências e desafios para o marketing no próximo ano
WARC, serviço global de inteligência de marketing, lança seu Toolkit 2018, um guia anual sobre as principais tendências e desafios que os profissionais de marketing em todo o mundo enfrentarão no próximo ano.
No cerne do relatório, há uma pesquisa realizada junto a mais de 600 profissionais de marketing e publicidade, em todo o mundo, para obter perspectivas para o próximo ano. Essas 'descobertas' são combinadas com opiniões de especialistas da WARC.
"O foco do Toolkit está nos desafios que as marcas esperam enfrentar em 2018 e sobre a melhor forma de superá-los", comenta David Tiltman, head of content da WARC. "As marcas estão lutando com o que é denominado 'transformação digital' - e os temas recorrentes na pesquisa incluem a experiência do cliente, inteligência artificial, transparência digital e o repensar completo das relações entre agência e marcas".
Cinco principais questões da indústria são destacadas no relatório:
1. CX é agora um campo de batalha chave. A experiência do cliente (CX) é uma prioridade de "transformação digital" para 2018, o que significa um foco crescente no mapeamento da 'viagem' do cliente e o aumento do investimento em tecnologia de otimização de experiência. Isso também significa que as agências de publicidade verão um desafio cada vez maior das consultoras de gerenciamento que promovem o CX como o futuro da criação de marcas. Dados chave da WARC: 53% das marcas priorizarão a CX dentro de sua estratégia de transformação digital.
2. AI está se movendo para o mainstream, emergindo como a voz surgindo como uma interface chave. À medida que a inteligência artificial (AI) se torna a tecnologia emergente mais importante para 2018, a voz agora está emergindo como uma nova e importante interface entre os consumidores e seus dispositivos, e a combinação de voz e AI abre uma nova fronteira para a construção de marca. Da áudio-marca até as compras ativadas por voz, isso pode ter grandes implicações para os comerciantes. Dados chave WARC: 56% das marcas priorizarão AI em 2018 e quase uma em cada quatro planejam usar voz.
3. "Definição de Redefinição". Propósito: um dos grandes debates em andamento no mundo do marketing. Quão necessário e valioso é para uma marca centrar sua atividade em um único e consistente "propósito"? Em 2018, o desafio será reconhecer quando (e como) este objetivo pode gerar vendas, bem como bem social.
4. Marcas pressionarão os fornecedores para transparência digital. 2018 será fundamental para o desenvolvimento do digital, já que o atual mecanismo de transparência continua. A visibilidade e a medição digital são a questão número um enfrentada pelas marcas; mais de 30% dos comerciantes pesquisados pela WARC esperam que os gastos digitais sejam cortados se essas questões não forem resolvidas. Dados chave da WARC: 51% das marcas acreditam que existe uma crise de confiança entre marcas e agências.
5. Os profissionais de marketing estão procurando ter um maior controle sobre os dados do cliente. Os dados - e, em particular, o gerenciamento de dados - serão uma grande preocupação das marcas no próximo ano. Isto é em parte um reflexo dos novos regulamentos que devem entrar em vigor, que combinam com um impulso mais amplo por parte das marcas para assumir o controle de suas muitas fontes de dados. Os dados serão fundamentais para entregar o "marketing de massa um-para-um", que irá alimentar a próxima onda de crescimento digital, de acordo com o diretor de marca da Procter & Gamble, Marc Pritchard. Dados chave da WARC: apenas 22% das marcas e 18% das agências acreditam que estão preparadas para o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR).
Em uma entrevista exclusiva para a WARC, Marc Pritchard, Chief Brand Officer da Procter & Gamble, resumiu suas principais prioridades para 2018: "Neste momento, quero obter mais transparência da mídia. E ainda estamos muito dedicados a elevar a barra da criatividade. Olhando para frente, esta nova transição para o “mass one-to-one marketing" será uma grande mudança. Ele se moverá para o gerenciamento de dados, e precisamos pensar nos padrões de dados e nas formas em que operamos ".
Mais infos em warc.com ou aqui.
Em inglês:
WARC launches Toolkit 2018
Five key marketing challenges for the coming year: CX, data, digital transparency, redefining purpose, voice
WARC, the global marketing intelligence service, has today released Toolkit 2018, an annual guide to key trends and challenges that marketers around the world will be faced with in the coming year.
At the heart of the report is a survey of more than 600 marketing and advertising professionals around the world to obtain their outlook on the year ahead. These findings are combined with the latest examples, research and expert opinion from WARC.
“The focus of the Toolkit is on the challenges brands expect to face in 2018, and how best to overcome them,” comments David Tiltman, Head of Content, WARC. “Brands are wrestling with what is termed ‘digital transformation’ – and the recurring themes in the survey include a focus on customer experience, artificial intelligence, digital transparency and a total rethink of brand-agency relations.”
Five major industry issues are highlighted in the report: