arrow_backVoltar

World’s Largest Advertisers 2022

Os maiores anunciantes do mundo, segundo o AdAge

07.12.22

Os maiores anunciantes do mundo reduziram o ritmo de crescimento nos investimentos este ano - e, em alguns casos, diminuíram os orçamentos - em meio a tensões inflacionárias, aumento das taxas de juros e queda nos mercados financeiros, após um incremento nos aportes em marketing em 2021, de acordo com o novo relatório global do AdAge.

No entanto, houve uma "reviravolta notável" na publicidade, segundo o AdAge, depois das "profundezas da pandemia de coronavírus". Os investimentos dos 100 maiores anunciantes do mundo saltaram 22,1%, para um recorde de US$ 339 bilhões em 2021, recuperando-se de uma queda de 7,1% em 2020.

Esse é o maior crescimento percentual desde que o AdAge começou a classificar os anunciantes com base nos investimentos mundiais, em 2001.

Nos EUA, os 200 maiores anunciantes aumentaram os investimento em publicidade e serviços de marketing em 2021 em 19,7%, de acordo com o relatório Leading National Advertisers, do AdAge.

Entre os 100 maiores anunciantes do mundo, 91 alavancaram seus aportes em 2021 em comparação com 2020, quando os investimentos em publicidade caíram em meio a uma recessão global precipitada pela pandemia de Covid-19.

Entre os 100 maiores anunciantes, 71 investiram mais em 2021 do que no período pré-pandemia de 2019, de acordo com a análise do AdAge Datacenter.

O crescimento mais rápido em 2021

O Grupo Expedia apresentou o maior crescimento de investimento em publicidade entre os 100 maiores em 2021. Seus aportes globais dispararam 125%, para US$ 2,7 bilhões no ano passado, quando o mercado de viagens emergiu da quarentena. (Os investimentos da Expedia tinham caído 66% - de US$ 3,5 bilhões em 2019 para US$ 1,2 bilhão em 2020, a queda mais acentuada entre os 100 maiores).

Maior queda de investimentos

A IBM Corp. teve a maior queda de aportes entre os 100 maiores em 2021, pois cortou os gastos com publicidade e promoções em 6%. O fato de a maior queda de gastos ter sido de apenas 6% é uma prova da força e resiliência do marketing global em 2021.

Maiores anunciantes

A Amazon recuperou o primeiro lugar no ranking dos maiores anunciantes do AdAge World, com US$ 16,9 bilhões em investimentos mundiais com publicidade e promoções em 2021, um aumento de 55%. O varejista online anteriormente liderava o ranking com base nos aportes de 2019, mas ficou em segundo lugar em 2020.

O Alibaba Group Holding saltou do 5º lugar para o 2º lugar no ranking, com aportes em publicidade e promoções de US$ 14,2 bilhões em 2021, um incremento de 68%.

A L'Oréal, empresa francesa de cosméticos e produtos para cuidados pessoais, ficou na 3ª colocação, com investimento de US$ 12,5 bilhões no ano passado, um aumento de 27%.

A gigante de bens de consumo Procter & Gamble Co. caiu do primeiro lugar para a 4ª posição, com investimentos estimados em marketing mundial de US$ 11,1 bilhões no ano fiscal encerrado em junho de 2022, uma queda de 3%.

Amazon e Alibaba estão entre as 15 empresas centradas na internet no ranking dos 100 maiores anunciantes do AdAge World. Empresas web aumentaram coletivamente os aportes globais em 2021 em 50%. As 85 empresas restantes do ranking aumentaram os investimentos em 16%.

Leia a matéria do AdAge na íntegra, aqui.

World’s Largest Advertisers 2022

/