arrow_backVoltar

World’s Largest Advertisers 2023

Os maiores anunciantes do mundo, segundo o AdAge

23.10.23

Os investimentos totais com publicidade dos 100 maiores anunciantes do mundo cresceram 2,3% em 2022, um aumento modesto, mas suficiente para atingir um recorde de US$ 347 bilhões, de acordo com o relatório global anual do AdAge.

O incremento ficou muito abaixo do aumento de 22,1% de investimento entre os maiores anunciantes do mundo em 2021, quando a publicidade se recuperou do impacto da pandemia de Covid-19.

O crescimento publicitário do ano passado marcou, de certa forma, um regresso à normalidade, correspondendo ao incremento médio dos investimentos em publicidade dos 100 maiores anunciantes no período de cinco anos - de 2015-2019 -, antes do início da pandemia, segundo o AdAge.

O crescimento dos investimentos entre os 100 principais anunciantes variou muito por região e categoria. Os aportes mundiais em publicidade para anunciantes baseados nos EUA aumentaram 8,7% em 2022. Os investimentos globais para anunciantes com sede na Europa tiveram incremento de 1,5%. Os investimentos das empresas baseadas na Ásia, no entanto, caíram 11%.

Os investimentos para os 100 principais anunciantes aumentaram em nove das 14 categorias em 2022. Os aportes agregados de três anunciantes do setor de viagens (Booking Holdings, Expedia Group, Uber Technologies) aumentaram 41%, impulsionando a categoria para o maior aumento percentual em 2022, à medida que as viagens continuavam a se recuperar do bloqueio pandêmico de 2020.

Quatro categorias registaram quedas de um dígito: produtos domésticos; automotivo; cerveja, vinho e licor; além de cuidados pessoais. Os investimentos de anunciantes globais na categoria de alimentos e bebidas, caíram ligeiramente (-0,3%).

Entre os 100 maiores anunciantes globais, 48 aumentaram seu aporte em publicidade em 2022, 48 diminuíram, e quatro mantiveram os investimentos estáveis.

A varejista Amazon ficou em primeiro lugar no ranking dos maiores anunciantes do mundo do AdAge pelo segundo ano consecutivo, com US$ 20,6 bilhões em investimentos mundiais com publicidade e promoção em 2022, um aumento de 22%.

A empresa de cosméticos francesa L’Oréal subiu uma posição para ficar em segundo lugar entre as 100 maiores, com US$ 12,7 bilhões em 2022, um aumento de 1,4%. O Alibaba caiu do segundo para o terceiro lugar no ranking global do AdAge, com investimentos em publicidade e promoção de US$ 11,2 bilhões, uma queda de 21%. Essa queda nos gastos seguiu-se a 10 anos consecutivos de aumentos percentuais de dois dígitos.

Confira abaixo os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o AdAge:

1 Amazon

2 L'Oréal

3 Alibaba Group Holding

4 Procter & Gamble Co.

5 Samsung Electronics Co.

6 LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton

7 Alphabet (Google)

8 Comcast Corp.

9 Unilever

10 PDD Holdings (Pinduoduo, Temu)

11 Walt Disney Co.

12 Nestlé

13 Booking Holdings

14 Anheuser-Busch InBev

15 American Express Co.

16 McDonald's Corp.

17 Volkwagen

18 JD.com

19 Toyota Motor Corp.

20 Coca-Cola Co.

21 Walmart

22 Nike

23 Capital One Financial Corp.

24 General Motors Co.

25 JPMorgan Chase & Co.

Leia sobre os maiores anunciantes de 2022 em nota anterior, aqui.

Com AdAge.

World’s Largest Advertisers 2023

/