Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Grupo reunirá 26 agências e empresas em um único local
A Vila Leopoldina é o bairro paulistano eleito pelo WPP para reunir suas 26 agências e empresas no Brasil, que empregam cerca de sete mil profissionais no país. O espaço foi batizado de WPP Campus São Paulo e deverá ser inaugurado até o início de 2025.
O novo endereço foi projetado para oferecer um ambiente de convívio integrado, dentro de um conceito que visa potencializar “a inovação e a criatividade”. Segundo o WPP declarou em comunicado, o lugar foi “pensado para promover a colaboração e sinergia entre agências, clientes, parceiros e comunidade”.
O desenho do campus, que tem proposta sustentável, é do arquiteto Gustavo Utrabo. O terreno mede aproximadamente 20 mil metros quadrados. O projeto do WPP Campus São Paulo foi iniciado em 2019, a partir de concorrência aberta pelo grupo para que empresas do mercado imobiliário apresentassem ideias diferentes das tradicionalmente praticadas em prédios corporativos. A Brookfield foi a escolhida.
Mark Read, CEO do WPP, informou, pelo comunicado, que o campus “fornecerá espaços inovadores para maior colaboração e atuará como um catalisador para o trabalho de classe mundial no Brasil”. Ele destacou a integração da natureza no design de forma a tornar o espaço também um “destino criativo dentro da cidade”. Já Stefano Zunino, country manager do WPP no Brasil, avisou que o novo endereço será um marco para a operação da empresa no país. “O projeto arquitetônico incentiva a sustentabilidade, o bem-estar e um melhor equilíbrio de vida, atendendo assim às novas perspectivas de trabalho e favorecendo a diversidade e a inclusão".
Com lajes de 11 mil metros quadrados, o complexo terá cinco andares conectados por passeios e escadarias que levarão a espaços amplos de convívio e galerias também transitáveis em suas áreas externas. O local terá áreas de trabalho com varandas e terraços. Além de um auditório, o térreo aberto ao público contará com lojas, cafés, restaurantes e grande espaço verde. O campus contará ainda com serviços pensados para facilitar a vida dos profissionais do WPP, como day care e academia de ginástica.
O projeto paisagístico foi desenvolvido pelo arquiteto Raul Pereira e terá mais de 110 espécies de plantas e árvores da Mata Atlântica, em seus mais de sete mil metros quadrados de jardim. A BDG architecture + design, pertencente ao WPP, vai liderar a ambientação do interior do campus.
O trabalho no campus começou com a reabilitação do terreno, antigamente contaminado por resíduos de uma fábrica que ocupava o local. O projeto continua com uma construção que faz utilização racional de materiais, valendo-se de estruturas pré-moldadas. Mantendo o compromisso do WPP de alcançar o net zero em suas operações até 2025, o edifício buscará a Certificação LEED Gold de sustentabilidade e contará com painéis solares distribuídos no telhado do campus para alimentar a estrutura com energia verde.
O novo espaço em São Paulo fará parte da estratégia global de campus do WPP, que terá mais de 65 campi abertos no mundo até 2025. O primeiro campus da empresa no Brasil se juntará aos campi recém-inaugurados em Toronto, Praga, Milão, Detroit e Londres.